tendências marketing digital 2019 e 2020

7 Tendências de Marketing Digital para 2019 e 2020

Caro leitor,

Fico feliz que você esteja lendo este artigo, tenho certeza que ele vai te trazer muitas ideias de marketing para vender mais online em 2019 e 2020.

As tendências em marketing digital são inúmeras, mas como eu sempre gosto de entregar conteúdo de forma objetiva, eu “enxuguei” em apenas 7 tendências de acordo com o cenário do nosso mercado aqui no Brasil.

No decorrer esta leitura você vai observar que bastante tendência já é realidade, como a tendência de vídeos, que só cresce.Muitas delas são apenas uma sequência das coisas que já vem acontecendo no mundo digital e que precisamos focar ainda mais do que o que já fazemos.

No mais, espero que goste desta breve leitura e torço de coração para que ela acrescente resultados em seu negócio.

Boa leitura!

Tendência 1: Marketing Centrado no Ser Humano

Tudo bem que isso não é nenhuma novidade, os marketers sempre quiseram saber mais sobre como o seu cliente pensa, mas agora, graças a tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning, nós ficamos cada vez mais perto disso.

Com estas tecnologias nós podemos ir além de simples dados demográficos obtendo informações de hábitos, desejos, atividades e preferências de compras a um clique de distância.

Com estes dados em mãos, a tarefa seguinte é descobrir como transformar estas métricas em vendas.

Empresas que não aplicam estratégias que envolvam estas tecnologias, estão cada vez mais ficando para trás. Utilize o máximo que puder de tecnologias que visam entender o comportamento do usuário em benefício das suas ações de marketing.

Tendência 2: Inteligência Artificial

A inteligência artificial não é mais o futuro, já é uma realidade e precisa fazer parte da sua estratégia de marketing.

A forma mais comum de implementação de inteligência artificial hoje são os chatbots, eles que auxiliam as empresas a manter um serviço de atendimento ao cliente sem a necessidade de investir horrores em um setor de atendimento.

Eles são mais rápidos no atendimento, para responder qualquer tipo de pergunta comum do usuário, do que o ser humano.

Podem ser integrados em websites e em aplicativos de mensagem como o Facebook Messenger, que é o mais utilizado hoje no marketing digital.

Além de responder perguntas de clientes, ele será cada vez mais utilizado para fechar negócios online, realizar vendas e tarefas como pedir um táxi, fazer uma reserva ou agendar uma consulta com seu dentista.

O fato é que eles não deixarão de ser tendência tão cedo, já que suas habilidades serão melhoradas cada vez mais à medida em que aumenta o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial e machine learning.

Estas duas tecnologias juntas dá ao marketing a chance de finalmente entregar a mensagem certa, para o usuário certo, na hora e no lugar certo.

Tendência 3: Micro-momentos

O novo comportamento do consumidor baseado em micro-momentos mudou as regras do marketing digital para sempre. E isso aconteceu graças à massificação do smartphone em todo o mundo.

Cada vez mais eles são usados para acessar a internet, segundo dados coletados do Google Analytics, entre maio de 2014 e 2015 houve um aumento de 112% no acesso a internet via smartphone, e neste mesmo período, o tempo gasto por visita na internet caiu 9% com um aumento de 74% em conversões em vendas no mobile, ou seja, as pessoas estão passando menos tempo mas estão comprando mais, sendo mais objetivas no mundo digital.

Isso significa que decisões de compra estão cada vez mais sendo tomadas em instantes e geradas a partir de uma necessidade que não tem mais hora para acontecer, estes são os micro-momentos que são decisivos para o marketing.

Vivemos na era do imediatismo, tudo está acontecendo agora e cada vez menos as pessoas param para pesquisar e tomar decisões de compra.

Em meio a isso, a atenção do usuário é dispersa e o desafio do marketing passa a ser encontrar o exato momento em que os consumidores estão mais receptivos a determinadas mensagens, que é quando eles estão procurando por respostas, descobrindo coisas novas e tomando decisões.

Estes são os micro momentos, o “momento eu quero saber”, o “momento eu quero ir”, o “momento eu quero fazer” e o “momento eu quero comprar”.

Neste cenário as empresas precisam ser capazes de atender a estas demandas, de entender e conectar-se com seus clientes exatamente onde eles estão nestes micro momentos.

Tendência 4: Mudanças nos Canais de Mídia Social

Que o Facebook, Instagram e Youtube são os maiores canais de mídia social nós já sabemos, mas como eles vão se sair nos próximos anos?

A previsão para até 2020 de um crescimento exponencial, principalmente com relação a investimento em publicidade, é do Instagram.

Ele já ultrapassou o Facebook em lucro com publicidade neste ano e está em direção a ultrapassar também o número de usuários.

Cada vez mais as empresas estão tirando seus investimentos do Facebook e focando no Instagram.

Mas ele não é o único que apresentou um crescimento de 3 dígitos em gastos com anúncios, o Youtube também cresceu 189% ano a ano com base no segundo trimestre até 2018.

Isso significa que estes dois canais de mídia social tendem a crescer mais que todos os outros nos próximos 2 anos, e é hora de você aproveitar, pois este crescimento que parece bem positivo, tende a prejudicar as redes sociais, principalmente o Instagram em certos aspectos, como o orgânico, por exemplo.

Nós já vimos o que aconteceu com o Facebook com relação ao alcance orgânico, e a tendência é que isto se repita no Instagram até 2020, por isso é hora de aproveitar ao máximo antes que cheguem os “gafanhotos”.

Tendência 5: Vídeos Mais do que Nunca

Mais do que nunca, vídeos são os maiores responsáveis pelo tráfego na internet significando 80% de todo o tráfego em 2019 até 2020.

Vídeos gravados, transmissões ao vivo, videos 360 graus. Seja qual for o formato, quanto mais interativo, melhor.

Os usuários de internet ficam entediados muito facilmente, e as empresas precisam usar vídeos para conseguir manter a atenção e gerar engajamento.

Se bem produzidos, os vídeos fornecem resultados surpreendentes! De acordo com uma pesquisa da Hubspot, apenas adicionar um vídeo em um email aumenta a taxa de cliques em 200 a 300%, e um vídeo em uma página de vendas, aumenta a conversão em até 80%.

Tendência 6: Conteúdo em Áudio

São poucas as empresas que estão no ramos de podcasts, mas as que estão, estão no caminho certo.

Conteúdo em áudio tende a crescer significativamente em 2019 e 2020.

E isso vai acontecer porque as pessoas estão mais ocupadas, elas tem cada vez menos e menos tempo para ler artigos e livros. E é muito mais simples escutar um áudio enquanto você dirige ou faz seu exercício físico diário, concorda?

Uma forma de fazer isso é criar artigos também em áudio, tendo as duas opções para seus leitores/ouvites.

No entanto, não abra mão do artigo escrito até porque ele é extremamente importante para que seu site seja encontrado nos mecanismos de busca.

Transformando seus artigos em áudio você dará uma segunda opção para a sua audiência tendo assim um alcance bem maior na distribuição do seu conteúdo.

Tendência 7: Mais Automação

A automação de marketing não surgiu ontem, mas é cada vez mais importante em tempos cada vez mais escassos como os que vivemos hoje.

Estamos cada dia mais ocupados de novas tendências e tecnologias como as que vimos aqui, e as automações estão ai para ajudar.

Não somente os chatbots, que podem automatizar seu atendimento, entrega de conteúdo e até vendas, mas também a automação de publicação nas redes sociais são um grande must-have para qualquer marketer e empresário que deseja otimizar seu tempo para usá-lo de forma mais estratégia.

Isso permite que você mantenha seus canais de mídia atualizados sem ter que se preocupar o dia todo em parar seu trabalho para fazê-lo, nem ter que pagar um funcionário para executar uma tarefa que pode ser automatizada.

Isso não economiza só o seu tempo, mas o seu dinheiro o também.

Só não esqueça de que mesmo sendo tudo automático, é preciso usar sempre uma comunicação personalizada e quem sabe até um pouco de humor para melhorar a experiência do seu usuário.

Conclusão

Para não ficar para trás é preciso não só ficar por dentro do que é o futuro no marketing, mas também colocar em prática o que é necessário para tirar todos os benefícios e sair na frente da concorrência.

Se você quer colocar em prática, baixe o e-book sobre as 7 tendências que fala sobre como cada uma destas tendências pode ser aplicada ao seu negócio neste ano!

Tendências de Marketing Digital

2019 e 2020

Como Aplicar?

EBOOK COM DICAS DE COMO APLICAR AS TENDÊNCIAS


5 comentários em “7 Tendências de Marketing Digital para 2019 e 2020

  1. Olá Siméia gostei muito do seu Artigo sobre as Sete tendência de Marketing Digital, gostaria muito de saber mais sobre automação e se é possível com tráfego orgânico?
    Eu gosto muito das suas dicas tanto do YouTube como daqui agora que estou conhecendo seu Blog Parabéns Muito legal. O meu ainda está no início e por enquanto só trabalho com o tráfego orgânico.

    1. Oi Ronaldo, tudo bem?
      No caso da automação ela pode ser aplicada a várias estratégias. No caso de geração de tráfego orgânico, você pode trabalhar a automação da distribuição do seu conteúdo nas redes sociais, por exemplo…

  2. Te conheci no You Tube e gostei bastante, por isso vim te visitar aqui no site. Tenho interesse em ingressar nessa carreira e gostei das suas matérias, mas esse “mkt” de links de compartilhamento tampando parte do conteúdo do lado esquerdo, realmente não dá! tenho problemas de visão e isso me atrapalha muito. Sorry.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.