Marketing de Influência: A grande coisa dos próximos anos

Com o aumento da competitividade no mundo digital, as marcas estão procurando cada vez mais novas formas de atingir seu publico alvo.

E isso cria novas necessidades e novas oportunidades de negocio.

E é ai que entra o marketing de influência, uma necessidade para alguns e uma oportunidade para outros.

Se você quer saber mais sobre isso, continue lendo este artigo.

Os usuários de internet estão cada dia mais bem treinados para ignorar anúncios intrusivos, e hoje é estimado que mais de 300 milhões de pessoas usam bloqueadores de anúncios em seus dispositivos. Estes bloqueadores inibem anúncios por todos os sites visitados, porque os usuários já consideram isso um incômodo.

Devido a evolução deste tipo de comportamento do usuário surgiu a necessidade da criação de novas formas de marketing que sejam menos intrusivas, menos agressivas.

Daí vieram várias estratégias como o inbound marketing, anúncios nativos e várias outras incluindo o nosso tema de hoje que é o marketing de influência.

O marketing de influencia é basicamente uma estratégia baseada em um individuo chave que tem poder de influenciar uma grande base de compradores em potencial.

Isso inclui blogueiros, pessoas que tem páginas ou perfis do Facebook, Youtubers e Instagramers que trabalham em áreas específicas de mercado como alimentação, tecnologia e moda. Pessoas comuns mas com uma grande base de seguidores que servem como ferramenta valiosa para o marketing de grandes marcas.

Hoje qualquer um pode encontrar muitas informações na internet sobre produtos específicos, mas nós sempre preferimos ouvir de alguém que confiamos a sua opinião genuína sobre tal produto antes de tomar uma decisão de compra.

E graças aos influenciadores digitais, hoje as marcas e compradores em potencial podem ter acesso a esta opinião.

Para as marcas, isso traz um grande número de clientes além de criar confiança da sua marca através da opinião de um influenciador que é considerado especialista pela sua audiência.

E para os compradores em potencial isso dá a segurança da compra.

A medida que as pessoas vão aumentando sua confiança nos influenciadores, o que acontece naturalmente, as marcas vão criando mais interesse em fazer parcerias com estes influenciadores e desenvolverem estratégias de marketing que resultam em geração de leads qualificadas e o acesso a um mar de compradores potenciais.

Não é a toa que o marketing de influência é a próxima grande coisa do mercado digital.

Agora vamos a alguns dos vários benefícios que o marketing de influência pode gerar para o seu negócio:

Benefício 1 – Aumentar a sua credibilidade

Fazendo parceria com influenciadores que são considerados especialistas no seu mercado e que já possuem a confiança de uma grande base de compradores potenciais aumenta as suas chances de ganhar mais credibilidade.

As pessoas ja não acreditam mais em banners, elas acreditam em outras pessoas.

Benefício 2 – Aumentar seu alcance a clientes potenciais

Os conteúdos dos influenciadores tendem a atrair mais pessoas, e de acordo com um estudo realizado pelo site Tomoson.com, uma plataforma que conecta influenciadores a anunciantes, as plataformas mais efetivas para marketing de influência escolhida pelos markteters entrevistados são..

1 – Blogs, escolhido por 37% dos entrevistados,

2 – Facebook, com 25%

3 – Youtube, com 6%

4 – Instagram, também com 6%

5 – Twitter, com 5%

E 21% escolheram outras plataformas…

Benefício 3 – Acesso a lead e clientes qualificados

Quando as pessoas confiam no influenciador, as chances de ela responder bem a opinião relacionada a marca é muito grande.

Ainda segundo o site tomoson.com, a cada 1 dólar investido em marketing de influência, 6 dólares e 50 centavos são obtidos como retorno sobre este investimento (ROI).

E além disso, 51% dos marketers entrevistados disseram que este tipo de estratégia atrai leads e clientes de maior qualidade.

Conclusão

Existem vários benefícios em usar esta estratégia de marketing para o seu negócio. Aqui eu citei apenas 3 deles…

1. Aumento da credibilidade

2. Aumento do alcance a clientes potenciais

3. Acesso a leads e clientes mais qualificados

Se você é uma empresa, use esta oportunidade de marketing a seu favor, mas se você quer ter um negócio digital, pense no marketing de influência como uma oportunidade de ter um negócio que é tendência para o futuro, afinal, cada dia mais os anúncios intrusivos estão perdendo espaço para formatos mais contextuais e amigáveis.

E estas mudanças trazem novas oportunidades que no final das contas beneficiam tanto marcas quanto influenciadores.

O mercado está mudando, e nós temos que nos adaptar.

Se você gostou deste artigo compartilhe em suas redes sociais e deixe um comentário nos contando se você acredita nesta estratégia de marketing para o seu negócio.

A gente se vê por aqui.

5 comentários em “Marketing de Influência: A grande coisa dos próximos anos

  1. excelente abordagem em marketing de publicidade empresarial.
    quero aprofundar a respeito e buscar a prática dessas ferramentas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.