Receber e Enviar Dinheiro no WhatsApp Brasil

O WhatsApp anunciou nesta segunda feira 15 de junho um novo recurso de pagamentos dentro do aplicativo móvel e o Brasil será o primeiro pais a ter acesso a este recurso.

Neste artigo quero compartilhar com você todos os detalhes já divulgados desta nova função tão esperada.

A novidade de hoje é que agora você vai poder fazer transferências de dinheiro direto dentro do WhatsApp e de forma gratuita entre amigos e familiares.

E as empresas também poderão se beneficiar deste recurso.

O objetivo é tornar cada vez mais simples receber e enviar dinheiro online para auxiliar os negócios na economia digital abrindo mais oportunidades de crescimento destes negócios mesmo em meio a crise.

A ideia é que enviar dinheiro seja tão fácil quanto enviar uma foto para um amigo.

Imagem divulgação WhatsApp Blog

O recurso está sendo liberado primeiramente no Brasil, e a razão é que, segundo a matéria de divulgação, existem mais de 10 milhões de micro e pequenos negócios que usam o WhatsApp para atender clientes, e “mandar um zap” para uma empresa se tornou uma forma comum de contato dos clientes.

Então agora junto com a opção de Catálogo no WhatsApp que já tem vídeo no nosso canal do Youtube, você poderá receber também pagamentos diretos no aplicativo.

A plataforma de pagamento usada será o Facebook Pay, que também está disponível no Facebook, e mais para frente provavelmente será implementado em outros apps da família Facebook, como o Instagram. Mas isto ainda não está confirmado.

Para usar a ferramenta no WhatsApp não sera necessário ter conta no Facebook.

Formas de Pagamento no WhatsApp

Em um primeiro momento o sistema de pagamentos somente aceitará cartões de crédito e débito do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, ou das redes Visa e Mastercard em parceria com a Cielo.

Mas eles estão abertos a aceitar mais bancos e redes de cartões como parceiros.

Para enviar ou receber dinheiro de amigos e parentes você não pagará nenhuma tarifa, mas para os comerciantes que realizarem vendas de serviços e produtos, será cobrada uma taxa fixa de 3,99% por transação mais as tarifas da Cielo que variam de 2,39% a 4,99%.

Segundo a Info Money neste artigo sobre o novo recurso do WhatsApp,

Os usuários podem enviar até R$1000 por transação e receber 20 transações por dia, mas com um limite global de R$5000 por mês e só pelo cartão de debito, mas não vai pagar nenhuma taxa.

Já as empresas não tem limite de valor e pode ser feito pagamento por debito e também credito de acordo com os parceiros ativos. Elas deverão usar o WhatsApp Business para transações comerciais, e vão precisar vincular uma conta Cielo existente ou criar uma nova e habilitar o Facebook Pay para receber os pagamentos.

Somente serão autorizadas transações dentro do Brasil e em reais.

Segurança da transação no aplicativo do WhatsApp

Com relação a segurança, as transferências são protegidas por várias camadas de segurança como o PIN do Facebook ou biometria nos dispositivos que possuem o recurso.

Este novo recurso começou a ser disponibilizado neste dia 15 de junho e aos poucos será liberado para todos os usuários do WhatsApp no Brasil.

Agora ficou mais fácil fazer negócios online, afinal este não é o futuro, este já é o presente.

Video completo no canal:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.