O WhatsApp anunciou nesta segunda feira 15 de junho um novo recurso de pagamentos dentro do aplicativo móvel e o Brasil será o primeiro pais a ter acesso a este recurso.
Neste artigo quero compartilhar com você todos os detalhes já divulgados desta nova função tão esperada.
A novidade de hoje é que agora você vai poder fazer transferências de dinheiro direto dentro do WhatsApp e de forma gratuita entre amigos e familiares.
E as empresas também poderão se beneficiar deste recurso.
O objetivo é tornar cada vez mais simples receber e enviar dinheiro online para auxiliar os negócios na economia digital abrindo mais oportunidades de crescimento destes negócios mesmo em meio a crise.
A ideia é que enviar dinheiro seja tão fácil quanto enviar uma foto para um amigo.
O recurso está sendo liberado primeiramente no Brasil, e a razão é que, segundo a matéria de divulgação, existem mais de 10 milhões de micro e pequenos negócios que usam o WhatsApp para atender clientes, e “mandar um zap” para uma empresa se tornou uma forma comum de contato dos clientes.
Então agora junto com a opção de Catálogo no WhatsApp que já tem vídeo no nosso canal do Youtube, você poderá receber também pagamentos diretos no aplicativo.
A plataforma de pagamento usada será o Facebook Pay, que também está disponível no Facebook, e mais para frente provavelmente será implementado em outros apps da família Facebook, como o Instagram. Mas isto ainda não está confirmado.
Para usar a ferramenta no WhatsApp não sera necessário ter conta no Facebook.
Formas de Pagamento no WhatsApp
Em um primeiro momento o sistema de pagamentos somente aceitará cartões de crédito e débito do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, ou das redes Visa e Mastercard em parceria com a Cielo.
Mas eles estão abertos a aceitar mais bancos e redes de cartões como parceiros.
Para enviar ou receber dinheiro de amigos e parentes você não pagará nenhuma tarifa, mas para os comerciantes que realizarem vendas de serviços e produtos, será cobrada uma taxa fixa de 3,99% por transação mais as tarifas da Cielo que variam de 2,39% a 4,99%.
Segundo a Info Money neste artigo sobre o novo recurso do WhatsApp,
Os usuários podem enviar até R$1000 por transação e receber 20 transações por dia, mas com um limite global de R$5000 por mês e só pelo cartão de debito, mas não vai pagar nenhuma taxa.
Já as empresas não tem limite de valor e pode ser feito pagamento por debito e também credito de acordo com os parceiros ativos. Elas deverão usar o WhatsApp Business para transações comerciais, e vão precisar vincular uma conta Cielo existente ou criar uma nova e habilitar o Facebook Pay para receber os pagamentos.
Somente serão autorizadas transações dentro do Brasil e em reais.
Segurança da transação no aplicativo do WhatsApp
Com relação a segurança, as transferências são protegidas por várias camadas de segurança como o PIN do Facebook ou biometria nos dispositivos que possuem o recurso.
Este novo recurso começou a ser disponibilizado neste dia 15 de junho e aos poucos será liberado para todos os usuários do WhatsApp no Brasil.
Agora ficou mais fácil fazer negócios online, afinal este não é o futuro, este já é o presente.
Video completo no canal: