chamada para ação

Chamada para Ação (CTA) – O que é e quais os impactos nas suas atividades de Marketing?

Uma chamada pra ação é quando você pede para o seu visitante realizar uma ação no seu site, no seu anúncio, no seu artigo, ou em qualquer outro conteúdo ou mídia que você está usando.

Chamar seu visitante pra realizar uma ação após ter sua atenção chamada é essencial para que seus objetivos de marketing sejam atingidos.

O ideal é que todo o material ou mídia que você crie, tenha um objetivo.

Por exemplo, se você cria um artigo no seu blog, você precisa ter um objetivo. Um artigo educativo, por exemplo, tem o objetivo de educar o seu visitante sobre determinado assunto.

E depois que ele lê seu artigo, você precisa levar ele a um próximo passo de conhecimento.

Então neste caso, você pode, no final do seu artigo, indicar que ele baixe um ebook que ensina aquele assunto de forma mais aprofundada.

E pra indicar pra ele este ebook, você vai fazer uma chamada pra ação do tipo “Baixe este ebook para saber mais sobre xyz”.

Se você não fizer esta chamada pra ação, ele não vai adivinhar que você quer que ele aprenda mais sobre determinado assunto, ele não vai adivinhar que você quer que ele baixe seu ebook.

Se você cria um anúncio, por exemplo, o seu anúncio certamente tem o objetivo de ser clicado.

Mas acredite, se você não pedir pelo clique, muitas pessoas não vão saber o que fazer com relação ao seu anúncio.

Vão simplesmente ler e seguir em frente.

Imagine comigo um anúncio local de delivery de pizza que diz algo como “As melhores pizzas estão aqui no Simeia’s Pizza”.

O que as pessoas vão fazer quando ler esta mensagem?

Provavelmente nada.

Mas se você chamar elas para uma ação dizendo “Clique aqui e peça agora a melhor pizza da região”, ou “Ligue agora e peça a melhor pizza da região”

Em pouco tempo o telefone do Simeia’s Pizza vai estar pipocando.

Uma chamada pra ação conduz seu cliente em potencial a realizar a ação que é objetivo da sua campanha. Ligue agora, clique aqui, saiba mais, faça o download, acesse o site, e por ai vai.

A chave pra você ter uma boa chamada pra ação, é ser o mais claro possível.

De preferência adiciona junto à chamada, o resultado daquela ação. Por exemplo, “Clique e peça”, “Ligue e peça”, Clique e baixe…

Desta forma você faz a sua chamada para ação e deixa claro o que seu visitante vai obter após tomar aquela ação que você está pedindo.

E se o objetivo dele é obter aquilo, então as chances de ele clicar, ligar, pedir são muito grandes.

Você pode usar as chamadas pra ação em tudo o que você fizer, todos os seus materiais, conteúdos, mídias, campanhas, etc…

Afinal de contas, tudo possui um objetivo.

E se você não disser ao seu cliente potencial o que ele tem que fazer, ele não vai adivinhar.

Se você quer realizar vendas, você precisa conduzir ele através do processo de vendas, e para isso você precisa ir dizendo sempre qual é o próximo passo.

Se todas as suas mensagens de marketing e todo o seu material possuir uma chamada pra ação clara e objetiva, quanto melhor forem estas chamadas pra ação, mais rápido será o caminho percorrido pelo seu cliente em potencial até o momento da compra e mais eficaz será todo o seu trabalho com marketing digital.

E você? tem usado chamadas pra ação em tudo o que você faz?

Conte aqui em baixo nos comentarios.

Se voce gostou deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais pra ajudar outras pessoas a entenderem melhor como funciona esta estratégia simples mas muito eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.