funil de vendas

Funil de vendas funciona para o seu negócio?

Você já deve ter visto o meu ebook dos 13 mapas de funil de vendas, neste ebook eu apresento 13 modelos de funil para diferentes tipos de negócios, mas ainda assim, os modelos de negócios existentes são tantos que não é possível ser específico sobre cada um.

Todo o negócio que vende qualquer coisa, tem um processo de vendas específico.

Seja online ou offline, toda venda pra acontecer, gera um processo.

No mundo online, o processo para vender é diferente do offline, porque não existe o contato cara-a-cara do vendedor com o possível cliente.

E pra que você consiga levar um completo desconhecido a se tornar um cliente satisfeito e fiel, você precisa, você tem naturalmente um processo que acontece nesse entremeio, entre o desconhecido e o cliente satisfeito.

E o funil de vendas, nada mais é que este processo criado de uma forma que possa ser controlado, monitorado e melhorado.

Então se todo o negócio possui um processo de vendas, então o funil de vendas se aplica a todo negócio.

Mas pra cada tipo de negócio ele vai funcionar de maneira diferente, como você pode ver nos 13 mapas do ebook que eu mencionei.

Então pra você vender um produto digital, que é o caso dos negócios digitais que vendem produto, você vai primeiro atrair visitantes, depois transformar em leads, nutrir até se tornarem oportunidades e depois transforma em clientes.

Pra transformar em leads você vai usar uma oferta gratuita, e para transformar em cliente você vai enviar o link da sua pagina de vendas para as suas leads, lá elas vão comprar online o seu produto e acessar pela internet mesmo.

Mas se você vende um serviço, a única coisa que muda é a ultima etapa, onde na sua página de vendas, ao invés de ter um botão comprar, você pode colocar um botão “Solicitar Orçamento, ou “Solicitar Contato”.

E ai basta realizar a venda através do contato direto com o cliente.

Perceba que o funil neste caso tem essa responsabilidade de capturar, nutrir e transformar as leads em oportunidades.

E por se tratar da venda de um serviço que pode ter valores diferenciados de acordo com cada orçamento, o ideal é que esta finalização não seja tão automática assim.

Isso serve também para o caso de você vender um produto de alto valor.

Como por exemplo, estes dias entrou em contato comigo um corretor de imóveis perguntando se o funil se aplicaria ao serviço dele.

Pense, o produto que ele vende é de altíssimo valor, e ninguém vai comprar um imóvel online clicando em um botão e passando o cartão.

Uma venda deste tipo necessita de um relacionamento mais próximo, é preciso criar confiança primeiro.

Mas pra você começar, você precisa encontrar pessoas interessadas em comprar um imóvel, e pra isso você pode facilmente usar Facebook Ads pra atrair visitantes, oferecendo um ima digital bem, mas muito bem especifico com objetivo de converter estas pessoas em leads.…

E ai você ja tem os dois primeiros passos do funil de vendas…

E depois de convertê-las em leads, você precisa criar um relacionamento com elas, ver se elas realmente tem interesse em uma aquisição, e gerar confiança. E isso pode ser feito através das automações de emails.

Depois disso, as que se mostram realmente interessadas, se tornam oportunidades, que é a terceira etapa do funil, e neste caso, por ser um produto de altíssimo ticket… o ideal é que para cumprir a etapa 4 do funil de transformar esta lead em clientes, este relacionamento saia do mundo online e passe para o offline.

Pra que a confiança seja aumentada e haja um relacionamento real, preferencialmente “cara a cara” ou mesmo telefone, com este novo cliente em potencial.

Pra dai sim, converter ele em cliente real.

Perceba o esforço que você economizou automatizando as primeiras etapas do seu processo de vendas com a estratégia de funil!

Dificilmente você vai perder tempo no telefone com clientes que não tem intenção de comprar, porque na segunda etapa você vai ter as suas sequencias automáticas de emails que servirão pra automatizar a segmentação da sua lista, ou seja, as pessoas que não tem interesse real em adquirir, não vão se tornar oportunidades e não vão passar para o contato real.

Então o funil já vai fazer automaticamente boa parte do trabalho que hoje este vendedor faz de forma “analógica”.

Ele faz isso do jeito antigo de se fazer negócios. Boca a boca, porta em porta.

Isso funciona? Sim funciona, mas a geração de oportunidades reais de vendas desta forma é muito mais custosa.

Tornando seu processo de vendas automático com a estratégia de funil de vendas, você vai aumentar esta geração de oportunidades de vendas.

Você vai atender muito mais clientes interessados de verdade e perder muito menos tempo com clientes que não estão prontos para a compra.

Então em resumo, o funil de vendas é uma estratégia que serve pra automatizar qualquer processo de vendas, eliminando etapas que se você for fazer manualmente você vai estar basicamente gastando seu tempo com tarefas que não trazem lucro.

Desta forma você foca somente no que é estratégica e financeiramente relevante para o seu negócio.

Se você ainda não viu os 13 mapas de funil de vendas, clique aqui baixar gratuitamente.

E se você quer aprender o passo a passo para criação do seu funil de vendas do básico até o avançado pra tirar melhor proveito das ferramentas que podem automatizar tudo pra você, conheça o Curso de Funil de Vendas Passo a Passo.

Se você ainda tem alguma dúvida, deixe aqui nos comentários.

Se você gostou desse artigo, não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.