Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo: O que é e porque você precisa começar hoje

O Marketing de conteúdo gera 3x mais leads (contatos) que o marketing tradicional, e custa 62% menos, segundo o Demand Metric.

Se você ainda não está fazendo marketing de conteúdo você está perdendo vendas, leads e muitos outros benefícios que esta estratégia oferece.

Em uma boa estratégia de marketing digital o marketing de conteúdo não é apenas indicado, ele é essencial, e é isto que este artigo vai mostrar para você.

O que é Marketing de Conteúdo

Segundo o Content Marketing Institute,

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing para criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e adquirir uma audiência claramente definida – com o objetivo de direcionar o cliente a uma ação que traga lucro.

Ao invés de somente vender seu produto, você busca prover conteúdo de real valor e utilidade para seus prospectos a fim de ajudá-los a resolver seus problemas.

A palavra chave é “valor”. Se você entregar valor aos seus visitantes eles vão querer retornar para receber mais valor.

O marketing de conteúdo geralmente é realizado com o uso de midias sociais, blogs e vídeos, e ebooks ou outras midias de download e interativas que servem para compartilhar a sua expertise com seu cliente em potencial.

Criando seu conteúdo

A criação do seu conteúdo pode ser de vários formatos:

  • Blog Posts
  • Ebooks
  • Vídeos
  • Mini-treinamentos
  • Transmissões ao vivo
  • Ferramentas
  • Templates

Através destes formatos você poderá criar conteúdo de grande valor para o seu público. Alguns destes formatos, como Blog posts, por exemplo, trazem mais benefícios para o ranqueamento do seu blog/website nos mecanismos de busca.

Já formatos de conteúdo rico, como e-books, mini-treinamentos, ferramentas e templates, são relevantes para a conversão em leads, fazendo com que você crie uma lista de contatos de pessoas interessadas em sua solução, ou seja, potenciais clientes.

O seu blog é onde o seu conteúdo ficará centralizado, porque somente através dele você poderá obter leads para converter em clientes.

Então seja qual for a sua forma de distribuição de conteúdo o objetivo será sempre trazer as pessoas até o seu blog, para que lá você possa ter a oportunidade de convertê-la em lead.

Distribuindo seu conteúdo

Mecanismos de Busca

A criação de conteúdo em seu blog vai aumentar suas chances de aparecer nos resultados das pesquisas dos mecanismos de busca, trazendo muitos visitantes de forma orgânica.

Para isso basta que você crie seu conteúdo aplicando SEO, ou seja, conteúdo otimizado para mecanismos de busca.

Desta forma, você terá uma forma de distribuição automatizada e infalível.

Midias Sociais

Poste os seus artigos em mídias como Facebook, Instagram e Twitter, isto vai te ajudar a atrair tráfego para seu blog.

Crie vídeos no Youtube com descrição otimizada e link para seu blog.

Poste imagens e infográficos em todas as midias, é provado que este tipo de conteúdo atrai muito mais atenção que postagens de texto.

E-mail

Distribuir o conteúdo criado para sua lista de email é uma estratégia essencial para manter as suas leads quentes.

Fazendo com que elas sempre retornem ao seu blog e permaneçam como cliente podendo converter várias vezes, pesquisas mostram que um cliente que já comprou tem muito mais chances de comprar novamente do que um novo prospecto.

5 Razões para você começar hoje

Razão 1: Ganhar a confiança dos seus visitantes

Quanto mais conteúdo você tiver em seu blog, mais claro vai ficar para os seus visitantes que você é uma autoridade no seu ramo de atuação.

As pessoas confiam em experts e estão dispostas a pagar para obter sua ajuda.

Razão 2: Tornar a sua marca conhecida

O quanto as pessoas conhecem a sua marca? Apenas ter um website na internet não vai fazer com que você chegue até o seu publico alvo.

A criação de conteúdo de valor no seu blog é que vai fazer isso para você.

O marketing de conteúdo vai aumentar drasticamente o tráfego do seu blog e o conhecimento das pessoas sobre a sua marca.

Razão 3: Atrair visitas orgânicas

Através da criação de conteúdo otimizado você poderá aparecer com muito mais frequência nos resultados de pesquisa nos mecanismos de busca como o Google.

O Google prioriza sites que entregam conteúdo de valor, e isto é analisado através do seu algoritmo, se o seu site tiver melhor desempenho que o seu concorrente, você será o primeiro a ser mostrado nas pesquisas.

Os algoritmos dos mecanismos de busca estão sempre sendo atualizados, mas se você mantiver seu marketing de conteúdo consistente com conteúdo de valor e que resolve problemas, não há razão para você cair no ranking.

Esta é uma forma de obter leads sem custo com anúncios.

Razão 4: Gerar mais leads para seu negócio

No final das contas o objetivo de tudo isso é gerar leads. Leads são contatos de clientes em potencial para os eu negócio.

O marketing de conteúdo faz com que novos clientes em potencial sempre possam encontrar você através do seu conteúdo útil e informativo.

Razão 5: Atrair o seu público alvo ideal

Atrair leads de forma orgânica é otimo, mas leads que não são seu publico ideal não vai te levar a nada.

Esta é a beleza do marketing de conteúdo.

Enquanto você distribui seu conteúdo e prova a sua expertise para o seu mercado, somente as pessoas realmente interessadas no que você tem a dizer é que estão prestando atenção e vendo seu conteúdo.

Estas pessoas são o seu publico alvo ideal.

Isso significa que seu time de vendas vai perder menos tempo, dinheiro e energia ao adquirir um novo cliente.

Concluindo…

Como você pode ver, o marketing de conteúdo é a melhor estratégia para atrair visitantes de forma sólida. É uma estratégia de longo prazo, porém infalível.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que pode ser usada por todos os tamanhos de empresa, pois seu custo é baixo e seu retorno vale a pena.

Ele te ajuda a construir a autoridade da sua marca online, direciona o seu cliente em potencial para seu site e é comprovadamente uma estratégia eficiente para aquisição de leads orgânicas e com custo muito menor que os métodos tradicionais de marketing.

Se você tem utilizado marketing de conteúdo em sua empresa, compartilhe conosco a sua experiência. Caso ainda seja novo nesta área, deixe sua duvida ou comentário abaixo.

2 comentários em “Marketing de Conteúdo: O que é e porque você precisa começar hoje

  1. Olá Siméia

    Parabéns pelo seu trabalho!
    Já que você permite comentários então gostaria de perguntar o seguinte.
    Como publicar conteúdo relevante para o público (persona) no Facebook quando o cliente não tem site, blog e/ou e-book já que pela política do Facebook o anúncio é quase zero de imagem e também já vi uma orientação que o texto acima do anúncio não deve ultrapassar 16 palavras.
    Ou estou enganado?
    Gratidão!

    1. Oi Claudio, tudo bem? Muito obrigada!

      Então, sobre publicar conteúdo relevante sem site, blog e ebook… bom, direto dentro do Facebook, qualquer conteúdo pode ser publicado, mas conteúdos em imagem e video tem maior engajamento… então é preciso criar conteúdo em imagem e video ou até mesmo alguns textos pequenos que consigam oferecer algo de valor de forma rápida e de fácil consumo.

      Não entendi o que você quis dizer com “o anúncio é quase zero de imagem”… os anúncios oferecem vários formatos de imagem e video interessantes, inclusive o uso de múltiplas imagens.

      E sobre o texto não ultrapassar 16 palavras, bom isso não é politica do Facebook, até porque você pode adicionar uma boa quantidade de textos no anúncio.

      Eu sempre recomendo quanto mais enxuto e objetivo melhor, mas isso depende de uma variedade de fatores, tem anúncios que um pouco mais de texto pode ser mais relevante, mas na maioria dos casos o ideal é ser objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.