email marketing

10 razões porque o email marketing é importante para sua estratégia de vendas

O Email marketing é de longe a maneira mais efetiva de contactar seu cliente em potencial e realizar vendas.

Mais de 35% da pessoas de todo o mundo usam email.

Segundo o Statista, existem 2.5 bilhões de usuários de email no mundo hoje, e a previsão é de 2.9 bilhões para 2019.

Pois é, o email é mais popular do que você imagina!

E o email marketing é a forma mais poderosa de conectar com as pessoas. É uma forma de conquistar seus prospectos de maneira pessoal com uma comunicação personalizada.

Ainda não está convencido da importância do email marketing?

Então veja esta lista com 10 razões para te convencer da importância do email marketing, e aposto que no final desta leitura, seu pensamento vai ser outro.

Razão 1: Maior alcance

O conceito de alcance é totalmente diferente em mídias sociais e email marketing.

Nas mídias sociais costumamos falar em alcance potencial, quando nos referimos a um post ou anuncio a ser realizado.

Isto significa que existe uma possiblidade de você atingir aquele número de pessoas, o que não significa que isso vai acontecer.

No caso de uma fanpage com milhares de fãs, seu alcance potencial com um post é o número de fãs, mas o alcance real de um é apenas uma pequena fração disso.

Quando você faz email marketing, é correto que a taxa de abertura não é 100%, mas com certeza a sua mensagem vai alcançar o seu destino e dar a opção ao usuário de visualizar ou não.

Segundo o ReturnPath, 22% dos emails não chegam as caixas de entrada, seja porque são bloqueados pelos servidores ou caiam no spam.

No entanto, mesmo que 22% dos seus emails sejam perdidos, você ainda vai conseguir alcançar 78% dos seus clientes em potencial, enquanto no Facebook, somente 16% dos fãs visualizam sua mensagem.

Razão 2: O email marketing auxilia na construção de relacionamento e credibilidade

Pessoas compram de empresas e pessoas que elas conhecem, gostam e confiam.

O email marketing permite que você construa essa imagem com o seu cliente em potencial, ele permite que vocês se mantenham conectados.

Se você quer construir uma relação sólida com seu cliente, é importante ter uma ferramenta confiável para se comunicar com as pessoas que são importantes ao seu negócio.

E o email marketing te dá essa possibilidade de manter um canal direto de comunicação.

Manter-se sempre em contato, faz com que você permaneça na mente e mantenha as pessoas engajadas com o seu negócio, isso faz com que ele sinta que faz parte e não é apenas um número na sua lista de clientes.

Razão 3: Mais efetivo que mídias sociais para aquisição de clientes

Não me entenda errado, as mídias sociais são extremamente importantes para qualquer estratégia de marketing digital.

É um canal poderoso para criar relacionamento e atrair novos leads e clientes.

E por isso não são menos importantes que o email marketing, mas podem ser tratados como uma parte estratégica para atingir o objetivo que é a conversão.

Mas quando se trata de converter prospectos em clientes, o email marketing é o canal com melhor custo por aquisição (CAC), ou seja, é mais barato converter em cliente alguém que faz parte da sua lista de emails, que uma pessoa que não faz.

Razão 4: Resultado mensurável

Quando se trata de medir resultados com email marketing, não há meio termo.

Através da sua ferramenta de email marketing você conseguirá medir vários fatores relevantes sobre os emails enviados como..

  • Quem abriu seu email
  • Quais links foram clicados
  • Quem clicou nos links
  • Quantas pessoas cancelaram o cadastro na sua lista

Conhecendo esta métricas você conseguirá melhorar a sua estratégia de email marketing e realizar testes a fim de melhorar os seus resultados.

Isso só é possível com a vantagem do email marketing que permite a você conhecer melhor os interesses e necessidades do seu cliente.

Além disso, várias ferramentas de email marketing possuem a possiblidade de você fazer testes A/B, com a finalidade de testar títulos, para definir quais obtém melhores taxas de aberturas, entre outras métricas relevantes.

Razão 5: As pessoas vêem seus e-mails o tempo todo através dos dispositivos móveis

Os dispositivos móveis tem se tornado cada vez mais o principal dispositivo de acesso a internet para a maioria das pessoas. Aquelas que não usam um desktop para trabalhar dificilmente vão adquirir um para ver noticias e acessar redes sociais e email.

Por isso hoje é muito comum que as pessoas chequem a internet através de seus smatphones e tablets.

Isso possibilita que elas possam ver cada email que recebem. Pois quando os emails chegam, imediatamente aparece na tela um aviso do email que chegou.

É impossível não ver.

Cabe a você criar um assunto que seja irresistível para que ele abra seu email.

Um estudo realizado pela ExactTarget mostra que 91% das pessoas usam seus smatphones para acessar seus emails, enquanto apenas 75% usam para acessar redes sociais.

Razão 6: Ideal para promover produtos e serviços

Pessoas que estão na sua lista de emails certamente possuem interesse no que você tem a falar e vender, sendo assim não é surpresa que este seja o canal ideal para promover seus produtos e serviços.

77% das pessoas preferem receber promoções por email, enquanto 4% preferem o Facebook e usuários do LinkedIn tem 0% de tolerância a mensagens promocionais.

Isto mostra a preferência natural dos usuários nos diferentes canais e como isso afeta a sua conversão.

As redes sociais são vistas como locais para conectar a interagir com amigos e familiares.

Enquanto o email é mais privado e as mensagens menos dinâmicas podendo ser vistas mais de uma vez, permitindo que um cliente use a sua promoção em um segundo momento.

Razão 7: Alta taxa de conversão em vendas

Quando uma pessoa se cadastra em sua lista de emails, ela já demonstrou interesse no que você fala, isso já é um bom sinal de alguém que está disposto a ser convencido de uma compra.

Segundo a ExactTarget, para cada $1 gasto, a média de retorno sobre o investimento em email marketing é de $44.25 dólares.

Isto mostra que o email é o canal mais efetivo para obter um bom ROI.

Este ROI ainda pode ser maior se você trabalhar corretamente a segmentação da sua lista e a personalização dos emails enviados.

Razão 8: Possibilidade de personalizar a comunicação

Quando você publica uma mensagem em suas redes sociais, você está falando com todas as pessoas, fãs e não fãs da sua marca, clientes e não clientes.

Uma das grandes vantagens do email marketing é poder segmentar o seu público.

Com a segmentação você conseguirá distinguir quem já é seu cliente e quem ainda não é. Isso permite que você fale com cada um de forma particular, e assuntos específicos.

Esta é a única forma de trabalhar o seu funil de vendas de forma eficiente.

Para complementar a sua leitura, veja o artigo Funil de Vendas: o que é e porque você precisa ter um.

Além disso, com o email marketing sua empresa parecerá mais profissional ao usar conteúdo personalizado com a sua logo e as cores da sua marca.

Também é possível falar com as pessoas individualmente através do seu nome.

De acordo com uma pesquisa da Adestra, emails cujo assunto inclui o nome do lead, são 22.2% mais propensos a serem abertos.

Razão 9: Custo vs Benefício

Comparado com o marketing tradicional onde impressões, postagem, etc podem custar muito caro, com o email marketing você poderá atingir maior quantidade de pessoas sem todo este custo e ainda com o benefício de automatizar os emails seguintes de acordo com a ação tomada pelo seu cliente.

Além disso, você verá os resultados da sua ação de forma quase imediata, enquanto ações offline tendem a ser muito difíceis e algumas até impossíveis de mensurar.

Quando você tem um negócio pequeno, cada venda tem um impacto significante, e poder medir cada resultado permite que você saiba quando uma estratégia está funcionando ou não, e pivotar imediatamente.

Razão 10: O email vai estar ai para sempre

Com 2.5 bilhões de usuários e crescendo, é fato que o email não vai a lugar nenhum, senão se tornar um canal de marketing cada vez mais poderoso.

Não usar email marketing an sua estratégia de marketing digital significa que você está perdendo a oportunidade de se beneficiar do canal que a maioria das pessoas usam.

Redes sociais vêm e vão. Onde está o Orkut numa hora dessas?

O Facebook excedeu as expectativas que eram de sobreviência até meados de 2012, mas ainda assim, a sua fanpage no Facebook não é sua. Ela pode ser excluída a qualquer momento.

O seu canal no Youtube, pode ser excluido a qualquer momento.

Já a sua lista de emails é só sua, e o email cresce de forma consistente.

Por isso criar uma lista de email para fazer email marketing é algo estável e um investimento de longo prazo que vai se pagar durante muito tempo.

E agora, você está convencido da importância do email marketing? Qual sua opinião e experiências? Compartilhe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.