como vender serviços online com funil de vendas

Como Vender Serviços com Funil de Vendas

Afinal de contas, o funil de vendas se aplica a qual tipo de negócio? será que dá pra vender serviços com esta estratégia de vendas online? Leia este artigo que você vai saber…

Uma das maiores dúvidas com relação a funil de vendas é.. pra que tipo de vendas ele funciona?

Aqui na Escola, nosso foco são os negócios digitais, empresas que possuem produtos ou serviços digitais e que vendem online.

Mas isso não significa que muito do que eu ensino aqui no canal e nos cursos da escola não se aplicam a outros tipos de negócios que queiram fazer vendas online.

Marketing digital não serve só para negócios digitais.

No meio dessa confusão, existe uma dúvida muito grande que eu recebo perguntas constantemente, que é se o funil de vendas funciona para vender serviços.

E por isso eu resolvi gravar escrever este artigo para esclarecer um pouco mais sobre isso.

O funil de vendas nada mais é que um processo de vendas estruturado que tem como objetivo levar o prospecto através da jornada do comprador, fazer ele progredir nessa jornada do momento em que ele conhece a sua empresa até o momento da aquisição.

E todo o negócio que vende qualquer coisa, seja produto digital, físico, serviço ou até eventos, possui uma jornada a ser completada pelo cliente potencial.

E é ai que o funil de vendas faz a diferença.

Todo o negócio possui um processo de vendas que leva o cliente através desta jornada, mas a maioria deles não consegue visualizar ou controlar este processo em todas as suas etapas, e isso acaba fazendo com que seu negócio perca oportunidades de vendas sem nem saber o que foi que aconteceu.

Se você cria um funil de vendas em cima desse processo, você automatiza cada passo do processo, exigindo menos trabalho da sua parte e principalmente você passa a controlar esse processo, o que te permite ter uma visualização macro e identificar possíveis falhas que estão te levando a perder vendas.

Quando você conhece cada etapa e é capaz de obter dados para analisar tais etapas, você consegue descobrir onde e porque você está perdendo oportunidade de negócio, e isso permite que você melhore cada  uma desta etapa te levando a obter melhores resultados no final do seu processo, o que significa que isso impacta diretamente nas suas vendas.

E é isso que o funil de vendas proporciona: o controle sobre o seu processo de vendas, seja ele qual for.

Se você vende serviços ou eventos, a única diferença que o seu funil tem dos funis que vendem produtos digitais é o final do funil…

Dê uma olhada nesse mapa de um funil de vendas de produto digital..

funil de vendas produto digital
Fonte: Ebook 13 Mapas de Funil de Vendas – clique aqui para baixar

Veja que no final a venda acontece na página de vendas porque ela é realizada online de forma automática.

Mas no caso de serviços, eu criei aqui um novo mapa:

Funil de Vendas de Serviços
Fonte: Ebook 13 Mapas de Funil de Vendas – clique aqui para baixar

No caso de serviços o funil tem um final diferente, ao invés de uma página de vendas com botão “compre agora”, e uma página com obrigado, você vai ter a sua página de vendas normal, mas ao invés de usar um botão de compre agora, você usa outro tipo de chamada pra ação…

Eu coloquei no mapa alguns exemplos..

Solicitar orçamento, Solicitar contato, Telefone, WhatsApp, Chat ao vivo, Agendar horário, Inscrever para evento ao vivo, etc.

A sua chamada pra ação  deve levar o visitante a cumprir com seu objetivo.

O que você quer que o usuário faça para obter o solicitar seu serviços?

Depois que ele tomar essa ação, enquanto para um produto digital onde a venda ja foi concretizada ele vai pra uma pagina de agradecimento, no caso de serviços ele vai para o próximo passo que vai depender do seu objetivo.

Seja contato por telefone, WhatsApp, preencher um formulário de contato, um pedido de orçamento e por ai vai…

Veja que o que muda é somente o último passo do funil de vendas.

Todas as etapas anteriores de atração de público, geração de leads e oportunidades continuam sendo as mesmas para produtos digitais, físicos ou serviços.

Então se você se pergunta se o funil de vendas serve pra vender serviços ou até mesmo eventos, a resposta pra você é SIM, o funil de vendas nada mais é que o o mesmo processo de geração de prospectos que você já faz hoje, mas realizado online.

E o melhor de tudo é que online você vai alcançar um público que você não consegue alcançar fisicamente distribuindo panfletos e criando outdoors.

Mesmo que o seu público seja local, ainda assim a maioria deles está na internet e não passando por aquela rua ou estabelecimento onde você faz a sua propaganda.

Sem contar que uma das maiores vantagens do marketing digital com relação ao marketing tradicional é o custo benefício.

Online você tem alcance a muito mais pessoas com um investimento muito menor.

Se você quer aprender mais sobre funil de vendas e aplicar esta estratégia no seu negócio, seja pra vender serviços, eventos, produtos digitais ou físicos…

Conheça o nosso treinamento que ensina o passo a passo para aplicação desta estratégia, clique aqui para saber mais detalhes.

Aproveite também e baixe o meu ebook com 13 mapas de funil de vendas pra voce conhecer melhor todos os modelos de funis e descobrir o que melhor se aplica ao seu negócio.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre funil de vendas, me conte aqui nos comentários que eu sempre respondo.

Assista este artigo em vídeo no nosso canal no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.