Copy para anuncios facebook instagram capa

Copy para Anúncios nas Redes Sociais – Facebook e Instagram

Hoje, no mercado digital a disputa pelo clique nas redes sociais é muito grande.

Cada dia mais empresas grandes e pequenas investem em publicidade na internet, o que faz com que este espaço fique poluído o suficiente para gerar a necessidade da diferenciação.

Já se foi o tempo que para se destacar você só precisava investir em publicidade e isso era garantido, mas hoje, mesmo com altos investimentos, você ainda terá que conquistar cada clique no seu anúncio.

Mesmo que você use imagens chamativas, que geram mais atenção por parte do usuário, ainda assim, você terá que se esforçar um pouco mais, e com isto eu me refiro ao segundo elemento de atenção dos seus anúncios: o texto, que nada mais é que a copy do seu anúncio.

Antes de me aprofundar nisso, se você não sabe o que é copy, eu vou dar uma rápida explicação.

O que é copy

Segundo este artigo na Rock Content,

Copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o leitor a realizar uma ação específica. O copywriter deve escrever o “copy”(texto) pensando no seu caráter persuasivo, utilizando gatilhos para despertar interesse no leitor, com objetivo de gerar conversões e vendas para o seu negócio.

Resumindo, é um texto que vende.

No que esta estratégia de copy pode ser utilizada?

Ela pode ser usada em todo tipo de material.

Quando eu digo “texto que vende” não me refiro somente ao objeto de texto em si, mas sim a todo tipo e objeto de comunicação.

Então a estratégia pode ser usada em um artigo no seu blog, em um vídeo de vendas ou mesmo um vídeo de conteúdo, e também pode ser usada em anúncios, que é o nosso ponto aqui.

Todo tipo de “conversa” que tem como objetivo vender, pode se beneficiar das estratégias de copy.

Como funciona a copy para anúncios?

No caso de anúncios, dependendo da plataforma utilizada você terá diferentes oportunidades de usar de copy.

Vamos falar aqui de Facebook e Instagram Ads.

Observe os anúncios abaixo.

Anúncio no Facebook (feed)
Anúncio no Facebook (feed)

Anúncio no Instagram (feed)
Anúncio no Instagram (feed)

Ambos se referem ao mesmo anúncio mas em posicionamentos diferentes: Facebook e Instagram, respectivamente.

Destacado em vermelho, com flechas, você pode observar os textos que são as nossas copys.

No posicionamento do Facebook, você tem mais oportunidades de uso, enquanto que no Instagram, você tem apenas uma oportunidade que deve ser muito bem aproveitada.

No caso do Facebook, temos 2 pontos que merecem atenção, que são o título e o texto acima da imagem (principal), estes dois são, na respectiva sequência, os principais pontos que levam o usuário a decidir se clica, ou não, no seu anúncio para responder à sua oferta.

Claramente a imagem é o principal ponto de impacto, mas ela somente vai atrair a atenção, o que vai definir o interesse, a ação e o engajamento de quem viu seu anúncio é o seu texto, ou seja, a sua copy.

Por isso usar de estratégias nesta hora é de extrema importância.

As estratégias de copy são um tanto obscuras quando estamos começando a estudar. Cada artigo diz uma coisa, cada mentor prega de uma forma, mas o importante aqui é ser objetivo e empregar estratégias simples, mas funcionais, em pequenos blocos de texto; é isto que vai definir o sucesso de uma campanha nas redes sociais.

Isto não é só válido para Facebook e Instagram Ads, mas também para Google Ads e qualquer outro tipo de anúncio.

Saber como usar estratégias simples e efetivas de copy vai gerar um salto de resultados em aquisição de leads e novos clientes, pode ter certeza disso!

Estratégia de Copy para Anúncios

Agora vamos analisar a copy do texto principal do anúncio em questão.

Texto do anúncio, parte 1:

Aprenda a Criar Anúncios que Vendem nas Maiores Redes Sociais do Mundo!

Esta é a promessa do meu anúncio.

É ideal que você comece seu texto com a promessa principal que levará o usuário ao objetivo dele. Esta é a primeira coisa que ele vai ler e decidir se continua lendo ou não.

Neste caso, o objetivo do usuário é vender nas redes sociais, então a promessa tem que ter forte conexão com isto.

O uso do verbo “aprenda”, serve como uma chamada para ação, um comando.

Pesquisas mostram que o ser humano tem pré-disposição de responder a comandos, portanto, sempre que precisar de uma ação do usuário, dê um comando.

Isso também é válido para o segundo trecho do nosso anúncio:

Clique em BAIXAR para fazer o download deste Guia Rápido e Prático para Iniciar suas Campanhas de Vendas no Instagram e Facebook.

Onde eu falo “clique em baixar” eu estou orientando o usuário sobre o que fazer em seguida para obter o resultado prometido no primeiro parágrafo.

Acredite se quiser, mas estes comandos fazem muita diferença!

Em seguida eu falo sobre o que vai acontecer após ele tomar a ação que estou orientando: ele vai fazer download e iniciar suas campanhas de vendas.

Isso dá ao usuário uma visão de futuro, de pra onde ele irá ao executar a ação de “clique em baixar”.

Perceba que são apenas algumas linhas de texto, mas cada palavra não está ali por acaso. Isto é copy!

Cada palavra em um texto de copy tem uma posição e uma intenção previamente pensada pelo copywriter (aquele que escreveu).

É claro que chegar em um nível de habilidade onde você é capaz de fazer isso naturalmente não é uma jornada curta, é preciso bastante estudo de quem quer chegar a algum lugar.

Mas existem algumas formas de facilitar isso para quem está começando, existem caminhos mais curtos, truques e fórmulas que servem muito bem a curto prazo.

Eu mesma quando iniciei meus estudos em copy por pura necessidade do meu negócio, usava muitas fórmulas e truques prontos para conseguir melhorar meus textos, principalmente com anúncios.

No início é tudo uma grande nuvem cinzenta, uma bagunça mental, rs. Mas fique tranquilo que quanto mais você entende, mais simples vai ficando e essa bagunça vai se ajeitando na sua cabeça =)

Para facilitar esta tarefa para você ter mais resultados sem ser um copywriter profissional, eu elaborei um PDF com as fórmulas e truques que eu usei para você usar nos seus anúncios, este é um material de altíssimo valor que eu criei para facilitar a criação de anúncios que geram resultados acima do comum usando estratégias de copy.

Dê uma olhadinha:

Copy para anuncios que vendem facebook instagram

Estas fórmulas nada mais são que um guia prático para você implementar e criar textos como este que analisamos aqui, onde cada palavra tem um lugar proposital que gera uma reação natural e um resultado determinado.

Todas as fórmulas são explicadas ponto a ponto para você entender como e por que elas funcionam.

Este é um material exclusivo que você não vai encontrar em nenhum outro lugar, que foi elaborado por mim após muito trabalho e pesquisa, isto poderia facilmente se tornar um curso de 97 reais de copy para anúncios, talvez um dia se torne ?, mas hoje você pode baixar este PDF por um preço muito abaixo disso.

Clique aqui se você quiser saber mais detalhes deste material em PDF.

Por hora, espero que tenha gostado deste artigo e entendido a importância do uso da copy em seus anúncios, afinal, os textos são fatores decisivos para resultados em vendas.

Agora quero saber de você, se você usa estratégias de copy na hora de criar textos para seus anúncios ou mesmo nas suas publicações nas redes sociais. Deixe seu comentário.

Um abraço e até mais.

Siméia Pedroso.

4 comentários em “Copy para Anúncios nas Redes Sociais – Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.