7 tendencias de e-mail marketing para 2018

7 Tendências de E-mail Marketing

De acordo com pesquisas, mais de 2 bilhões de pessoas usavam e-mail ao redor do mundo em 2017, e é esperado que cresça e ultrapasse 3 bilhões em 2020, então fiquem atentos as tendências de e-mail marketing para este ano.

Segundo a B2B marketing magazine, 59% dos marketers dizem que seu canal mais eficiente para geração de receita é o e-mail.

92% dos adultos online utilizam email, sendo que 61% deles, utilizam diariamente.

Isso significa que diferente do que muitos pensam, o e-mail não esta morto, pelo contrário, está cada vez ficando mais forte e poderoso.

Mas quais são as tendências para você seguir e tirar o máximo proveito desta estratégia de marketing digital neste ano? Leia este artigo que você vai descobrir.

A primeira tendência é: E-mails interativos

Um e-mail interativo permite ao usuário interagir dentro da sua própria caixa de entrada. Esta estratégia ajuda a reter leads, aumentar o engajamento e também torna seus emails mais interessantes e únicos.

Eu vou citar aqui 5 tipos de interação que você pode adicionar em um e-mail:

  1. O primeiro tipo são os formulários e pesquisas integrados, dentro do e-mail, sem precisar que seu lead clique em um link para outra página.
  2. O segundo tipo de interação, são os botões para compartilhamento do e-mail nas redes sociais
  3. O terceiro são gifs, vídeos, animações, isso pode melhorar o engajamento das leads, mas por outro lado é preciso tomar cuidado para não criar imagens muito pesadas que possam prejudicar a experiência do seu usuário. Além do mais, alguns serviços como Outlook costumam bloquear as imagens e isso pode ser um tiro no pé, então use esta estratégia com cuidado.
  4. O quarto tipo de interação são menus de navegação, você pode transformar seu e-mail em uma especie de micro site, adicionando um menu de navegação para páginas que podem interessar ao seu lead, como páginas de produtos, páginas de contato, etc.
  5. E o quinto tipo são contadores. Adicionando um contador em emails de vendas e promoções, vai alertar seu lead com relação a urgência para que ele tome uma ação.

Estes são apenas 5 exemplos de interação que você pode adicionar aos seus emails para as 7 tendências de e-mail marketing para os próximos anos.

Os emails interativos são basicamente uma forma de facilitar para que a sua audiência tome a ação que você quer exigindo dela o mínimo esforço possível.

A segunda tendência de e-mail marketing é usar tom conversacional

O tom que você usa pra conversar com suas leads em seus e-mails afeta a forma como ela vai responder à sua interação.

O tom conversacional fornece ao usuário uma experiencia mais genuína de interação com você ou sua empresa.

Por mais que o indicado para B2B sejam tons mais formais, iniciar uma conversa com a sua audiência é um fator importante para obter um melhor engajamento.

Isso também vai melhorar a sua relação com as suas leads, porque elas vão perceber que o conteúdo que você criou foi feito direcionado para elas, para responder suas dúvidas e suprir suas necessidades.

A terceira tendencia de e-mail marketing são e-mails de texto puro

Foi-se o tempo em que construir lindos e-mails em html cheio de “florzinhas” era tendência.

É provado que e-mails somente com texto são mais eficientes que e-mails em html. Campanhas com emails de texto tem melhores taxas de entrega, melhores taxas de abertura e engajamento.

Além de tudo isso, e-mails de texto são mais acessíveis em diferentes dispositivos. Você não vai ter problemas com abertura, renderização e nem com quebras de conteúdo.

E-mails de texto parecem ir contra a tendência de e-mails interativos, mas é possível integrar com os dois tipos e criar um meio termo usando elementos de interação mais simplificados.

A quarta tendência são e-mails enxutos

O crescimento explosivo do uso de mobile e tablets dita uma tendência de e-mails mais enxutos, mais objetivos e fáceis de consumir.

A partir deste ano e nos próximos, os tamanhos de e-mails e de arquivos precisam ser reduzidos e para que eles continuem tendo impacto, você deve voltar seu foco em transmitir a sua mensagem e entregar conteúdo relevante em menos palavras.

Nós, como marketers, precisamos mudar nossa abordagem pra atender aos novos costumes do nosso consumidor.

A quinta tendência é uma melhor segmentação de listas

A segmentação torna a sua comunicação com as suas leads mais efetiva.

Esta é uma estratégia que tem ajudado as empresas a aumentar suas taxas de aberturas, cliques e engajamento.

A maioria dos pequenos negócios ainda não usam segmentar as suas listas, mas cada vez mais isto será necessário se você quer ter resultados reais com suas estratégias de e-mail marketing.

Cada dia se torna mais e mais fácil coletar dados de nossas leads para criar campanhas melhores e mais segmentadas. E é claro que pra isso, teremos também formulários de cadastro com mais campos além de nome e e-mail nos próximos anos.

A sexta tendência em e-mail marketing são as automações por comportamento

Automações por comportamento são sequências automáticas de emails que você pode configurar para iniciar de acordo com um comportamento da sua lead, de acordo com algum evento realizado por ela.

Estas automações permitem que você se comunique de forma relevante com a sua lista.

Alguns eventos que podem desencadear uma automação por comportamento são:

  • Abandono de carrinho
  • Impressão de boletos
  • Contato não abre um e-mail por 30 dias
  • E vários outros eventos que são importantes e que tem significado relevante para o seu negócio.

Este tipo de estratégia assiste o que o usuário faz em seu site e reage de acordo com suas ações, e isso pode significar reengajar uma lead fria ou ainda restaurar, trazer de novo leads que já estavam dentro de um funil de vendas, por exemplo.

De acordo com a Forrester Research, automações baseadas em comportamento podem gerar 18x mais lucro ao seu negócio.

A sétima e última tendência em e-mail marketing é a Gamification, ou gamificação

Gamificação é o uso de conceitos de jogos para engajar as pessoas em seu e-mail.

Na verdade este é um conceito que pode ser usado em várias atividades de marketing que não só em e-mails.

Por exemplo, eu li uma reportagem há um tempo sobre a Uber, não sei se chegou aqui no Brasil este recurso, mas lá fora eles estavam usando uma estrategia de gamificação de recompensa.

Sabe quando você atinge uma certa pontuação em um game e você ganha uma recompensa? Mais ou menos isso, o uberista ganhava recompensas em dinheiro se atingisse x horas de trabalho no dia.

E isso levava os motoristas a trabalharem mais. Esta foi a estratégia que a Uber encontrou para aumentar as horas trabalhadas dos seus “parceiros”, porque como eles não são funcionários, ela não tinha controle sobre isso.

Recompensa por atingir um objetivo é uma estratégia de gamificação.

Como humanos, nós somos predispostos a querer ser recompensados, a querer atingir um próximo nível, ganhar mais pontos e competir com os outros.

Traduza isso em coisas que motivam o seu cliente, e você vai conseguir criar campanhas que beneficie ambos, seus clientes e seu funil de vendas.

Estas estratégias de e-mail marketing se usadas corretamente tendem a aumentar seus resultados em aberturas, cliques e engajamento da sua lista de e-mails.

Aplique estas estratégias e faça valer a pena seus esforços em e-mail marketing.

Agora eu quero saber de você, quais estratégias de e-mail marketing você usa e quais pretende adotar neste próximo ano pra melhorar seus resultados?

Me conte aqui nos comentários.

Tendências de Marketing Digital

2019 e 2020

Como Aplicar?

EBOOK COM DICAS DE COMO APLICAR AS TENDÊNCIAS


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.