era da informacao

A informação é o novo petróleo?

Se você pesquisar na internet por “o novo petróleo” você vai ver artigos como “dados são o novo petróleo”, e estes dados se referem a todo tipo de informação, desde informação sobre os cidadãos da internet (Netizens), até informações sobre qualquer coisa que possa ser útil a alguém do outro lado do mundo.

A diferença entre estes dois, é que o petróleo um dia acaba, mas a informação só vai aumentar.

Se você já assistiu a série Narcos na Netflix que conta a história de Pablo Escobar, você pode notar o quanto de dinheiro ele estava disposto a pagar para obter informações que podia usar em benefício próprio, e isso lhe dava muito poder em seus negócios.

Independente de que tipo de negócios ele tinha, o fato é que junto com a informação vem o poder!​​ Seja qualquer tipo de poder.

Tem situações até que obter algumas informações é considerado crime, como é o caso de informações privilegiadas no mercado de capitais.

Mas o que eu estou querendo dizer com tudo isso​​​​?

Eu quero chamar a sua atenção de verdade para a importância da informação!​​

Nós estamos vivendo na era da informação​​, também conhecida como era digital ou tecnológica.

​​E com toda a evolução da tecnologia há hoje uma grande preocupação com a consequência disso, em especial sobre a inteligência artificial que pode tomar boa parte dos empregos que hoje são ocupados por humanos.

E eu não estou falando de quaisquer profissões não, estou falando de pilotos de avião, anestesista, contador, headhunter, corretores de seguro, assistente jurídico, e por ai vai…

São profissões​​​​ que podem acabar até meados de 2030, segundo a Exame, isso é daqui a apenas 10 anos!

Até lá é um salve-se quem puder. É adaptar ou “morrer”.

Afinal, como se adaptar a esta nova era?

Bom, se é a era da informação e do digital, nem preciso dizer qual é o meu conselho pra você! rs.

Mas eu vou dizer mesmo assim =)

Eu recomendo que você faça o que eu faço!

Transforme informação em produto digital e venda! Não importa o tipo de informação que você pode vender, tudo o que é útil pra alguém do outro lado do mundo tem valor.​​​​​​​
​​
É por isso eu eu to sempre falando sobre produtos digitais, sobre negócios digitais, startups digitais de informação…
​​
Por que é o futuro que eu vejo diante das notícias e previsões.

E se você não quer ser mais um profissional sem profissão daqui a 10 anos, comece hoje a construir um novo trabalho pra você.

Você nem precisa mudar de área, basta transformar o que você sabe em informação. Ao invés de vender seu conhecimento em forma de serviço e receber pelo seu tempo, comece a vender o próprio conhecimento em forma de conhecimento e receba por ele mesmo. Por que complicar?

E se você quer saber por onde começar, eu te convido a se inscrever no Desafio Produto Digital em 7 Dias e aprenda como transformar o seu conhecimento em um produto digital.

Você também pode, assistir este vídeo no canal com algumas ideias de produtos de informação e como transformar seu conhecimento. Tenho certeza que isso já poderá te ajudar.

2 comentários em “A informação é o novo petróleo?

  1. Muito bons os seus artigos e/ou publicações, inspiradoras. Estou com muitas dúvidas no nicho e estava assistindo seus vídeos no Youtube… Só fiquei em dúvida pq vc não citou o Nicho Educação, pois sou Prof. de Matemática e não estou conseguindo enxergar ai, como posso identificar as dores da minha “persona” a hora que descobrir, ninguém me segura. obrigado mais uma vez. Se puder me indicar algum conteúdo específico na área de Educação fico agradecido.

    1. Oi Alexandre, na verdade Educação é o principal super nicho do marketing digital hoje, nós por exemplo, somos do nicho de educação, mais especificamente, educação em negócios e marketing digital, o seu caso é matemática. Dentro de matemática você encontrará vários perfis de persona, desde aquela que necessita de um reforço escolar, até aquela que gostaria de se preparar para um vestibular ou mesmo concurso, quando você definir a especificidade do se nicho dentro da matemática, vai ficar mais fácil de entender o que as pessoas querem e oque vc precisa dar a elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.