como usar redes sociais

7 Dicas para usar as redes sociais para alavancar seu negócio online

Se você usa as redes sociais pra promover seus produtos ou serviços, são grandes as chances de você estar fazendo algo errado. São vários os fatores que levam o seu negócio a ter uma boa presença online, mas se você não souber cuidar dos seus canais da forma correta, você vai estar apenas perdendo seu tempo.

Pra te ajudar com isso eu criei aqui estas sete dicas…

Dica 1: Escolha a rede social mais relevante para seu negócio

Hoje nós temos várias opções de rede sociais, tem aquelas que são mais famosas, as mais usadas, e as menos usadas.

Sabemos que cada rede social tem um perfil diferente, a sua atuação dentro da cada uma dela requer ações diferentes, e esse diferencial faz com que o perfil do usuário que se interessa pela rede social também seja diferente.

Quando falamos em mídia social logo vem em nossa mente o Facebook, Youtube e o Instagram, isso porque eles são os maiores canais de mídia social da atualidade.

Mas só porque são os maiores e mais utilizados não significa necessariamente que são a melhor opção para o seu negócio.

Pode ser que o seu cliente ideal esteja em outro lugar como o Pinterest, por exemplo.

Então quando você for escolher as redes que sua empresa vai atuar, tenha em mente o perfil do seu cliente ideal e escolha a rede social onde você sabe que vai encontrar ele por lá.

Dica 2: Tenha um plano

Quando você escolhe um canal de mídia social pra atuar é importante que você tenha um plano com objetivos bem definidos. É preciso que você faça seu marketing nas redes sociais com um objetivo em mente senão seu trabalho poderá não ter nenhum resultado.

Então se você vai atuar nas mídias sociais pra gerar ou aumentar o seu reconhecimento de marca, trace um plano pra atingir este objetivo.

É muito fácil e até comum que a gente simplesmente saia fazendo publicações só somente pra não ficar sem postar nada na rede.

Mas isso é um erro, porque conteúdo sem propósito se torna irrelevante por mais interessante que seja, ele não vai levar seu visitante a lugar nenhum, muito menos a se tornar cliente.

Dica 3: Compartilhe conteúdo relevante

Além de ter propósito o seu conteúdo precisa ser relevante. Esta é a máxima do marketing de conteúdo: relevância.

E para conseguir criar conteúdos relevantes você precisa conhecer bem o seu cliente ideal, definir ele com mais detalhes possível pra que você conheça seus maiores problemas e dificuldades, e só assim você vai saber como ajudar ele a resolver.

A verdade é que todo negócio é um resolvedor de problemas, a empresa que não resolve um problema simplesmente não tem clientes.

Dica 4: Tire vantagem dos seus conteúdos mais populares

Uma ótima forma de aumentar os seus seguidores é com conteúdo de qualidade, mas sempre terão aquelas publicações que vão fazer mais sucesso que as outras, e isso é bom por várias razões.

Você pode usar estas publicações para conhecer melhor a sua audiência e qual o tipo de conteúdo que elas preferem e com base nisso produzir mais conteúdo do mesmo tipo.

Só tenha cuidado pra não esquecer de que o mais importante é que este conteúdo cumpra com o objetivo do seu marketing e esteja de acordo com o perfil do seu cliente ideal.

Se você perceber que está sendo levado pela sua audiência para um lado diferente de onde você devia estar indo, pare pra pensar se vale ou não a pena continuar nesse caminho, porque isso pode gerar um grande impacto nos seus negócios.

Dica 5: Quantidade de seguidores não é qualidade

Vale mais a pena você ter poucos seguidores orgânicos do que ter centenas de milhares de seguidores comprados.

O que importa não é quantas pessoas vão ver sua publicação, mas quantas delas realmente tem interesse no que você fala e vende.

Se você tem 250 mil seguidores no seu Instagram, por exemplo, que não foram conquistados através das suas campanhas e publicações, seu engajamento será muito baixo.

Mas se você tem 10.000 seguidores que você conquistou com seu trabalho, pode ter certeza que seu engajamento será muito maior.

Sem contar as chances de eles virem a se tornar clientes que são incomparáveis.

Ter mais seguidores não significa ter mais clientes se eles não tem o perfil do seu cliente ideal e nunca vão comprar nada de você.

Por isso foque sempre, e isso não vale só para as redes sociais, foque sempre em criar audiência de qualidade, segmentada, pessoas que realmente tem interesse no que você ensina.

Dica 6: Faça promoções relâmpago

O ideal é que você não faça vendas diretamente em seus perfis de rede social, as pessoas nestas redes não estão buscando por comprar coisas, elas estão em busca de entretenimento, socialização, informações e oportunidades.

Por isso é ideal que você sempre publique conteúdos que supram estas necessidades.

E a promoção relâmpago é uma oportunidade. Diferente de apenas uma publicação de vendas, ela tem a escassez que faz com que se torne algo interessante e que merece ser divulgado.

Então não tenha medo de criar promoções relâmpago nas suas redes sociais, só não faça isso com muita frequência, senão elas deixam de ser ofertas irresistíveis.

Dica 7: Construa credibilidade

Se você quer crescer como profissional ou quer que seu negócio seja levado a sério, você precisa construir credibilidade em seus canais de mídia. E para isso, tem vários fatores que são relevantes.

Primeiro é importante que você sempre publique conteúdo de qualidade e que tenha relevância pra sua audiência, e depois também é importante ter consistência e coerência.

Ser coerente com o que você faz, com a imagem da sua empresa, com o que você vende te leva a se tornar alguém de confiança diante da sua comunidade.

Mostre o que você tem a oferecer e use isso a favor do seu negócio.

Se você gostou das dicas de hoje compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

Se você tem alguma dúvida, deixe nos comentários que eu sempre respondo.