gestao de midias sociais

5 Dicas de Gestão de Mídias Sociais

Hoje eu quero te dar 5 dicas pra você gerenciar os seus canais de rede social.

Então se você já faz seu marketing de midias sociais estas dicas podem te ajudar a melhorar seus resultados com estas midias.

Afinal, gerenciar uma rede social não é só fazer publicações, é preciso de estratégia pra que valha a pena investir o seu tempo nisso.

Mas vamos lá para as nossas dicas de hoje.

Dica 1: Estabeleça objetivos

Em primeiro lugar você precisa definir o que significa sucesso para sua empresa., e em cima da sua definição de sucesso você precisa definir os seus objetivos de marketing nas mídias sociais.

Ter o seu negócio marcando presença nas redes sociais é importante, mas de nada adianta se você não tiver um objetivo com tudo isso.

Você precisa ter um objetivo em tudo o que fizer no marketing, senão voce não vai chegar a lugar nenhum e só vai perder o seu tempo.

Alguns exemplos de objetivos que você pode ter são:

• Aumentar seu alcance de marketing
  • Criar um meio de relacionamento com seu cliente
  • Criar reconhecimento de marca
  • Aumentar suas vendas
  • Criar autoridade no seu mercado
  • Aumentar tráfego em seu website

São estes tipos de objetivos que você ou sua empresa precisam ter ao fazer seu marketing em uma rede social..

É claro que no final das contas você tem interesse em todos estes objetivos, mas é importante você escolher qual será o seu foco pra saber quais ações você precisa tomar pra chegar a algum lugar.

Dica 2: Crie um calendário editorial

Um calendário editorial é a sua rotina de publicação de conteúdo nas redes sociais, você precisa definir qual será a frequência e os horários de publicação do seu conteúdo.

Além disso tem também os formatos.. se é video, imagem, artigo.

Definir tudo isso é importante pra demonstrar consistência, e consistência gera confiança do seu público.

Dica 3: Automatize suas publicações

Gerenciar redes sociais é um serviço bem trabalhoso, ainda mais se você faz isso sozinho.

Primeiro você precisa gerar conteúdo o que não e nada fácil… voce tem que pesquisar, pesquisar e rabiscar até surgir um conteúdo decente.

E depois você precisa publicar este conteúdo formatado em cada rede social… e essa distribuição é um trabalho braçal cansativo que você precisa fazer.

Pra isso eu indico que você automatize suas publicações nas redes sociais usando um aplicativo que faz esta publicação em todas elas ao mesmo tempo.

Aqui na escola eu uso a Hootsuite… eu só crio um post lá, adiciono as mídias e envio para várias redes sociais ao mesmo tempo.

E o melhor de tudo é que eu também posso agendar esta publicações pra acontecerem na hora exata que o meu conteúdo for ao ar.

Essa automação tem me ajudado muito a agilizar meu trabalho no dia a dia, porque eu não preciso parar tudo na hora que o conteúdo vai ao ar, porque ele é publicado automaticamente.

Dica 4: Delegue tarefas se puder

Se você tem uma equipe ou um ajudante, distribua as tarefas.

Faça com que um seja responsável pela geração de conteúdo e outro pela distribuição e interação nos canais.

Isso vai reduzir a carga de ambos.

A não ser que você tenha uma pessoa somente pra cuidar dos seus canais de mídia social, o que é ainda melhor, porque assim você terá o seu tempo pra se preocupar com outros aspectos mais estratégicos do negócio, deixando o trabalho braçal pra pessoas menos estratégicas.

Dica 5: Tenha foco

Não saia criando perfis e paginas em todas as redes sociais que você conhece. Concentre-se nas principais redes sociais onde seu cliente potencial está presente.

Eu indico que você atue com no máximo 3 redes sociais. Porque por mais que você publique os mesmos conteúdos em todas elas, ainda assim você vai estar sempre precisando dar uma atenção individual para cada uma.

É claro que o ideal é que você poste conteúdos formatados especificamente pra cada rede, mas nem sempre isso é possível.

Se for possível pra você ótimo, porque isso vai levar as pessoas a te seguirem em todas as redes sociais ao mesmo tempo, criando um compartilhamento de seguidores entre seus perfis de diferentes redes, o que aumenta seu potencial de crescer dentro das redes escolhidas.

Se você gostou destas dicas compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais.

Se você tem alguma duvida sobre este assunto, deixe aqui nos comentários que eu sempre respondo.