tendência de facebook marketing

9 Tendências de Facebook Marketing 2018

O Facebook já não serve mais apenas como entretenimento, ele é hoje uma das maiores ferramentas de marketing digital.

Com tantas pessoas usando esta rede social diariamente qualquer negócio tem a chances de atingir uma grande audiência.

Se você faz Facebook Marketing ou quer começar em 2018 você precisa conhecer estas 9 tendências pra sair na frente com as suas estratégias.

Tendência 1: Vídeos!

Use vídeos!

Os vídeos estão cada vez mais se tornando a grande sacada do facebook marketing e da internet em geral.

Todos os dias, mais de 100 milhões de horas de vídeos são assistidas no Facebook.

O ideal é que você crie conteúdos em vídeo para tentar ser mais relevante e engajar mais a sua audiência, além disso, se você carregar seu vídeo direto no Facebook, ao invés de apenas postar o link do youtube, por exemplo, segundo o próprio Facebook, ele terá preferência entre os outros vídeos que são considerados vídeos não nativos, que não estão publicados direto dentro do Facebook.

Também é interessante adicionar legendas aos seus vídeos, já que a maioria dos usuários tem a tendência de assistir aos vídeos sem som, principalmente em horários comerciais, quando eles estão la no trabalho deles acessando o Facebook secretamente ;)…

O próprio Zuckerberg disse o seguinte: “nos próximos 3 anos, a maior tendência em nossos produtos será o crescimento dos vídeos”

E ainda disse mais… “Nós descobrimos que live vídeos geram dez vezes mais interação e comentários do que outros tipos de vídeos.”

O que nos leva à nossa segunda tendência em Facebook marketing…

Tendência 2: Live Vídeos… ou vídeos ao vivo…

Vídeos ao vivo são uma tendência maior que apenas vídeos…

Vídeos ao vivo são mais apelativos a audiência, uma vez que eles são capazes de criar uma conexão instantânea entre sua marca e os espectadores, e você pode fazer isso mostrando personalidade e indo além da tradicional promoção de produto…

Tendência de Facebook Marketing 3: Stories

As stories são um formato de vídeos curtos que também tem no Instagram e que começou a ser usado no Snapchat em primeiro lugar.

E o Whatsapp também tem uma ferramenta similar.

O marketing feito através destas Stories já tem nome, e se chama “Ephemeral Video Marketing” que em português seria Marketing de Vídeo Temporário.

Que é exatamente como funcionam estas ferramentas, tanto no Facebook, quando no Instagram, Snapchat e Whatsapp.

Os vídeos postados lá são temporários e ficam visíveis por um curto período de tempo.

Este tipo de conteúdo faz com que a sua audiência fique ansiosa pra saber o que está acontecendo naquele momento, uma vez que isso é algo do comportamento humano, de deixar de lado coisas que estão facilmente ao nosso alcance por coisas que tendem a desaparecer.

E isso estimula o nosso medo de ficar por fora, de perder alguma coisa… e também existe nome pra isso, alguns até chamam isso de síndrome, uma síndrome que surgiu com a era digital chamada FOMO, Fear of Missing Out, em português, o medo de perder ou ficar de fora.

Muitos de nós, hoje, não consegue ficar um dia se quer sem internet, com o medo de estar perdendo alguma coisa, é por isso que tem gente que checa o Facebook ou Whatsapp o tempo todo, só pra ter certeza que não perdeu nada…

E esse marketing de vídeo temporário apela pra esse comportamento… se você não olhar agora, você vai perder…

Esta e uma ótima forma de se conectar com a sua audiência mostrando um momento real do seu dia.

Você pode pode postar um vídeo dos bastidores, uma preview de um produto ou projeto novo, eventos que você frequenta, as ideias são muitas.

Tendência 4: Gifs

Isso mesmo, algo tao antigo é agora uma tendencia simplesmente porque tem movimento.

Os usuários do Facebook têm uma atenção curta, e isso significa que se seu conteúdo não é cativante sua audiência vai apenas continuar deslizando a barra de rolagem e deixar seu anúncio ou seu post para trás.

E gifs são uma excelente forma de capturar atenção.

Estes micro-vídeos animados trazem bastante engajamento, e por serem rápidos, permitem que os usuários consumam informações de forma rápida.

E um tipo de gif que é tendencia e que pode ajudar nas suas estratégias de marketing em geral é o cinemagraph.

Este é um gif com loop infinito e que captura um momento específico.

A ideia é que o movimento aconteça somente no item de destaque para chamar a atenção para o que interessa.

Este é um formato muito atrativo de gif que pode transmitir emoções e que pode mexer profundamente com a sua audiência.

Tendência 5: Cover Vídeo

O Facebook lançou recentemente a possibilidade de você colocar videos como capa da sua pagina, agora no lugar de uma simples foto você pode colocar um vídeo dando mais vida para sua pagina.

Você pode usar estas cover vídeos de várias formas.

Para demonstração dos seu produto, pode usar para apresentar sua empresa, sua equipe; as pessoas gostam de conhecer melhor sobre empresas das quais elas compram.

Você pode usar de várias formas que façam a sua audiência se interessar em saber mais sobre seu produto ou serviço.

Tendência 6: Chamada pra ação da sua fanpage

A maioria das pessoas não conhece e nem sabe que existe este recurso nas fanpages do Facebook.

Este recurso permite que os usuários entrem em contato com a sua empresa mais facilmente.

Ativar uma chamada para ação em sua página vai encorajar os clientes potenciais a entrarem em contato, e isso pode facilmente aumentar as suas vendas.

Se você leu este artigo sobre chamada pra ação, você sabe muito bem da importância de ter uma chamada para ação em tudo o que você faz.

E o Facebook adicionar este recurso mostra o quão importante ele é. Então use!

O Facebook está constantemente evoluindo, então é importante estar sempre por dentro de novos recursos como este, porque certamente são tendências que podem ajudar suas atividades de marketing a serem mais efetivas.

Tendência 7: Chatbots

Os chatbots são chats automáticos que usam inteligência artificial para manter uma conversa via chat.

Diferente do live chat que tem uma pessoa do outro lado, o chatbot é um programa que conversa com as pessoas.

À primeira vista, isto parece ser um passo na direção oposta do atendimento ao cliente. Até porque uma das tendências de marketing digital é a personalização.

Mas de acordo com pesquisas, a maioria das pessoas tem no topo da sua lista de expectativa de qualidade, itens como resposta em tempo real e imediata de atendimento.

As maiores reclamações com atendimentos via chat é a demora no atendimento, e muita das vezes o atendimento não é satisfatório, o atendente acaba não sendo agradável e isso gera muitos problemas de insatisfação de clientes.

E os chatbots neste caso tem vantagem porque eles podem responder um numero ilimitado de pessoas ao mesmo tempo, suprindo a necessidade de qualidade, atendendo a expectativa do consumidor.

Para criar um chatbot no Facebook, você vai precisar de uma integração com sistemas de terceiros, ou desenvolver você mesmo.

Tendência 8: fanpage como serviço ao cliente

O Facebook tem se tornado uma plataforma de comunicação entre empresas e clientes, é muito comum um cliente tentar contactar uma empresa através da sua fanpage ao invés do site, ou telefone.

E o Facebook tem facilitado esta interação adicionando recursos que você pode usar para melhorar seu atendimento ao cliente através da sua página.

Um dos recursos que ele adicionou para ajudar você com isso é o recurso de resposta automática para quem entra em contato através de mensagens.

Com todos os recursos que o Facebook oferece para páginas, você pode aproveitar essa oportunidade para usar ela como mais uma ferramenta a favor de melhorar a experiência do seu cliente com a sua empresa.

Tendência 9: Mobile

O Facebook, mais do que nunca está se tornando mobile.

Cada dia mais as pessoas acessam a rede social através de dispositivos moveis ao invés de desktop.

Cerca de 80% das receitas das empresas com anúncios no Facebook, vem de mobile.

Redes sociais e smartphones são uma combinação perfeita. Exemplo disso são as redes sociais que fazem tanto sucesso e que são 100% mobile como Instagram e Snapchat… que é onde a maioria das pessoas da era digital, que já nasceram com esta interação presente no dia à dia, passam a maior parte do seu tempo.

Então, usuários mobile devem ser a principal prioridade do seu marketing neste ano!

Inclusive dentro desta tendência vale mencionar que o Google já declarou que dá prioridade para páginas AMP.

AMP significa Accelerated Mobile Pages, em português, paginas aceleradas para dispositivos móveis.

Eu não vou entrar nos detalhes deste projeto, mas a ideia é que as páginas sejam criadas de forma otimizada para um carregamento simplificado e quase instantâneo nestes dispositivos.

E para isso são necessárias algumas marcações feitas diretamente no código da página.

Por ser um projeto do Google em parceria com grandes empresas de tecnologia como o Linkedin, Pinterest e Twitter, é bom a gente ficar esperto e tratar de correr atrás de usar essa arquitetura de código em nossos sites.

Se você usa WordPress, você pode começar instalando um plugin que faz isso automaticamente. Clique aqui e conheça o plugin AMP for WP.

Isso vai te colocar à frente da sua concorrência, porque como eu disse, é declarado pelo Google que ele prioriza estas páginas em mobile, em detrimento de páginas que não são otimizadas para estes dispositivos.

Se você quer ficar na frente nas suas estrategias de Facebook marketing, fique atento a estas tendências.

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário com a sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.