presença online

Presença Online: Porque a Sua Empresa Precisa Dela

Infelizmente ainda é muito comum as empresas serem resistentes a ter uma presença online. Muitas consideram que o digital é um mundo de moleques e que internet não é algo a ser levado a sério e por isso não se importam em construir sua presença digital.

Estas empresas estão perdendo dinheiro por não estarem a internet.

Segundo a pesquisa TIC Empresas 2015 do Cetic.br que avalia a presença das empresas brasileiras na internet, a presença online das grandes e médias empresas representam 87% e 75%, respectivamente, enquanto entre as pequenas empresas apenas 52% tem presença online através de um website.

Presença Online - Empresas que tem website
Presença Online – Empresas que tem website

Já sobre as empresas que tem perfis em redes sociais como forma de presença online, a pesquisa revela um crescimento no percentual que passou de 36% em 2012 para 51% em 2015. Sendo as de grande e médio porte 60% e 56%, respectivamente, e as de pequeno porte 50%.

Presença Online - Empresas que tem perfil nas redes sociais
Presença Online – Empresas que tem perfil nas redes sociais

Como você pode ver, a presença online das empresas de grande e médio porte representam a maioria das empresas que tem um website e perfis nas redes sociais como estratégia de marketing digital.

Será que a razão para isso é o poder aquisitivo delas? Vamos lá, um website não custa caro e um perfil nas redes sociais custa ZERO.

Isso nos leva a duas hipóteses:

  • A pequena empresa não tem presença online porque é pequena.
  • Ou ela é uma pequena empresa porque não tem presença online?

Eu apostaria na segunda hipótese.

Algumas razões para você construir a sua presença online

Referência de mercado

Uma presença online te ajuda a se tornar uma referência no seu mercado. Quando você se relaciona através dos meios digitais com o seu cliente, ele se lembra de você quando conversa com seus amigos, quando tem a oportunidade de fazer a indicação de um produto como o seu.

Isso porque você está na mente dele, todos os dias em todos os lugares.

Quando ele entra no Facebook vê uma postagem da sua fanpage, quando ele entra no instagram vê outra, quando ele faz uma pesquisa no Google sobre determinado assunto ele encontra você.

Isso gera um sentimento de relacionamento e proximidade, e você passa a ser uma referência para esta pessoa.

Quando ela precisar do seu produto, de quem ela vai lembrar?

Do zé da esquina que ela nem sabe que existe?

Acho que não.

Sua empresa vendendo 24 horas por dia

Quando sua empresa tem presença online você não precisa estar com as portas da sua empresa abertas para vender.

Se você vende um produto físico, através de uma loja virtual você poderá estar vendendo 24 horas por dia sem precisa ter as portas da sua empresa abertas e nenhum funcionário trabalhando.

Se você vende serviços, você vai receber pedidos de orçamento mesmo quando estiver curtindo seu final de semana ou mesmo enquanto dorme.

Se você vende produtos digitais, basta criar um funil de vendas e você terá uma máquina de vendas funcionando no automático e gerando vendas sem que você precise mover um dedo.

É por isso que o marketing digital fala muito em vendas automáticas, é porque é real. Basta você ter uma estratégia sólida de marketing digital para a sua empresa.

Você poderá conhecer melhor o seu público alvo

Quando você tem presença online, você consegue estar mais perto do seu cliente em potencial, você poderá criar um relacionamento, e este relacionamento vai te ensinar muitos fatos importantes sobre o perfil do seu cliente.

Conhecendo melhor o seu cliente e seu público alvo, você poderá definir estratégias de marketing digital mais assertivas, obtendo cada vez mais resultados de retorno positivo sobre seus investimentos em estratégias digitais.

Mais facilidade de mensurar resultados

Ao trabalhar com estratégias de vendas online, você conseguirá ter mais facilidades em saber qual o retorno que você está tendo sobre seus investimentos (ROI). E não é só isso, existem várias métricas e indicadores de performance que podem ser medidos com facilidade quando você usa de estratégias de marketing digital.

O poder de mensurar estes dados é importante para você saber seus resultados e definir estratégias para melhorá-los cada vez mais.

Menor custo com marketing

O investimento em mídias tradicionais possui um alto valor. Sabemos que uma propaganda na televisão pode custar 100 mil reais. Uma propaganda em uma rádio local, varia entre 10 e 20 mil reais, e por ai vai.

As estratégias de marketing digital além de trazer um maior resultado em vendas, possui um custo muito menor. Para investir em Facebook Ads, por exemplo, você pode começar testando sua campanha com apenas 10 reais por dia e obter um excelente alcance.

O que fazer para ter presença online?

Sempre recomendo aos meus clientes um mínimo de canais para obter uma presença online relevante. São eles:

Website

É importante ter um site institucional que fala sobre a história da sua empresa, seus produtos e serviços e uma forma de contato. Assim o cliente pode saber exatamente quem você é e sua história. Isso transmite seriedade e segurança ao seu cliente em potencial.

Blog

O objetivo de um blog é estar sempre em comunicação com o seu cliente e clientes em potencial. Através dele você pode entregar informações de valor que vão fazer o público perceber que você possui autoridade no seu ramo, e o estabelece como referência no seu mercado.

Mídias Sociais

É importante estabelecer presença nas mídias sociais, pois apenas um site e blog sem apontamentos são estações mortas. As redes sociais vão servir como fontes de tráfego para o seu blog.

A rede social que você vai escolher, vai depender do seu ramo.

Leia este artigo onde eu falo sobre porque você deve usar o Facebook em sua estratégia.

Costumo sempre dizer que é difícil escapar do Facebook, afinal no primeiro trimestre de 2017 ele divulgou possuir mais de 1.9 bilhões de usuários, então se o seu público não estiver lá, talvez você deva repensar seu mercado de atuação.

Loja Virtual

Caso você venda um produto físico, a loja virtual é a melhor opção para você vender 24 horas por dia. Já tive clientes que fecharam as portas da sua loja física para trabalhar apenas com loja virtual. Pense na economia com funcionários e despesas do espaço físico. Nem preciso falar.

Concluindo…

Ter uma presença online não é assim muito difícil nem fora do orçamento. Está totalmente acessível a qualquer empresa de qualquer porte.

Como você pode ver não é preciso muito, apenas uma mente aberta para novidades do mercado digital.

Ainda resta alguma dúvida que você precisa marcar presença online? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.