Email Marketing – Como aumentar suas taxas de abertura

Hoje nos vamos falar sobre higenização de lista de emails, e se você não sabe o que é isso, então leia este artigo até o final e você vai aprender como e porque você precisa higienizar a sua lista!

O que vem a ser higienização de lista?

Eu vou te dar um exemplo bem prático que vai te ajudar a entender.

Quando você passa álcool gel na mão você está higienizando a sua mão contra bactérias e vírus que podem fazer mal para a sua saúde…

Então usar álcool em gel na sua mão faz bem pra sua saúde, logo pra sua lista também ter uma boa saúde, você precisa passar um álcool em gel nela também!

Alguns sintomas de que a sua lista não está saudável são:

Baixas taxas de abertura de emails e Baixo engajamento, que inclui cliques nos links e respostas para os emails de perguntas.

E pra curar a sua lista e manter ela saudável, você vai precisar de um álcool em gel chamado: sequência automática de emails.

E o gatilho que vai disparar, que vai dar início a esta sequência automática deve ser ter a seguinte condição:

Iniciar a automação quando uma lead não abriu um e-mail seu nos últimos 30 ou 60 dias.

Você vai decidir qual período é mais interessante pra você.

E então, quando essa condição for atendida, quando uma lead sua ficar 30 ou 60 dias sem sequer abrir um email seu, esta sequência automática vai iniciar.

Ai a sua lead vai começar a receber os primeiros emails da sua sequência.

Esta sequência terá cerca de 5 emails.

Cada email será uma tentativa de reengajar a sua lead na sua lista.

Então o ideal é que você crie assuntos bem interessantes pra estes emails e ofereça conteúdo de alto valor.. como um novo material rico que você criou.

E dentro de cada email você vai solicitar que ela clique em um link, este clique será um sinal de que ela ainda tem interesse no que você está falando.

E no momento que ela abrir um destes primeiros emails e clicar em algum link, neste exato momento a sequência deve terminar pra ela porque agora ela reengajou e já não é mais uma lead fria…

MAS, se após receber os primeiros, sei la, 3 emails, e ainda assim não abrir.. ela vai continuar recebendo a sequencia..

Nos últimos emails desta sequencia você vai falar coisas como, “está tudo bem com você”? “Como posso te ajudar”, “fiz algo de errado?” “você não tem mais interesse nisso”?

E o último e-mail será algo do tipo “isto é um adeus?”, “seu cadastro será cancelado”… se você não clicar em um link eu vou remover você da minha lista… a última coisa que eu quero e tentar falar com alguém que não esta interessado.

Se mesmo depois deste último e-mail, ela não engajar, então a sua automação vai simplesmente remover esta lead fria.

Cancelar o seu cadastro.

E se você está pesando “porque eu jogaria fora as minhas leads”, deixa eu te dizer…

porque baixas taxas de engajamento e abertura dos seus emails podem afetar a sua reputação, a reputação do seu domínio!

Pense, se você está sempre mandando um e-mail pra um usuário do Gmail por exemplo, e o Google percebe que o usuário nunca abre seus emails mas você continua enviando ele pode pensar que você é um spammer.

Então isso pode sujar a sua reputação e ainda prejudicar as entregas de emails para as pessoas que estão interessadas.

Por isso eu recomendo que você remova suas leads frias não só porque você está economizando seu dinheiro, afinal de contas você paga pra manter as suas leads, mas porque isso vai melhorar a entregabilidade dos seus e-mails e a sua reputação.

Alem de te permitir gastar o seu tempo com pessoas que realmente estão interessadas no que você tem pra ensinar.

Mas se você ainda esta resistente a deletar as suas leads frias…

Eu tenho uma solução pra você… se você não quer deletar completamente as suas leads, você pode fazer com que a sua automação envie ela para uma lista de leads frias… de onde você precisa remover elas de tempos em tempos manualmente e passar para uma outra lista em outro servidor de emails.

E a partir deste outro servidor de emails com outro endereço de email, você vai continuar tentando reengajar elas, enviando uns poucos emails por mês de entrega de mais conteúdos e materiais, a fim de fazer com que elas voltem a se interessar e baixar um novo material seu e reengajar na sua lista principal novamente.

Faça um teste usando outro serviço para reengajar as leads frias e se funcionar e valer a pena, então continue, mas se com o tempo as leads que reengajarem não valer a pena manter o outro serviço de emails, então nem perca tempo com elas, apenas exclua elas da sua lista.

Até porque nestas alturas elas já seguiram seu caminho então você precisa seguir o seu também sem se preocupar com quem fica pra trás.

Higienizando a sua lista, quem perde não é você, pelo contrário, você ganha, ganha em reputação, em entregabilidade e muitos outros fatores que influenciam na performance das suas campanhas de email.

E o que você precisa da sua lista é que ela tenha qualidade e não quantidade.

Mas e você? Como você cuida da sua lista de emails?

O que você acha deste processo de higienização?

Deixe sua resposta aqui nos comentários.

Se você gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes sociais!

Assista este artigo em vídeo no nosso canal no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.