facebook ads

7 Dicas e Estratégias para Facebook Ads

Se você faz anúncios no Facebook ou está pensando em começar, então leia este artigo para conhecer as minhas Top 7 dicas e estratégias para você ter uma melhor performance em seus anúncios.

1. Não defina a idade nem o gênero do seu público

Quando você criar um primeiro grupo de anúncio pra uma campanha nova, não faça suposições.

A não ser que alguém já tenha testado antes e te forneça os dados demográficos da sua audiência, não delimite seus anúncios antes de ter certeza.

Deixe a idade e o gênero configurados de forma generalizada e depois de uma semana você avalia os resultados, e se você tiver uma amostra significativa destes resultados, ai sim você pode tirar uma conclusão e segmentar seus grupos de anuncio por idade e gênero.

2. Segmente sua audiência o máximo possível

Muitas pessoas quando não conhecem a sua audiência, tendem a criar seu grupo de anúncios segmentado a uma audiência muito abrangente, audiências com 5 milhões de pessoas…

Não seja tao abrangente…

Adicione vários critérios de segmentação nos interesses.

O ideal é que você tire um tempo só pra criar uma audiência de público salvo e depois usar em seus anúncios.

Na criação do público você vai encontrar vários tipos de interesses, dados demográficos e dados de comportamento.

Você vai ter acesso a dados como “pessoas que tem comportamento de compra online”.

Isso é algo muito especifico, então tire um tempinho pra ver todos estes recursos de segmentação que o Facebook oferece pra conseguir tirar o melhor deles para o seu negocio.

3. Use o pixel do Facebook

Sério, se você quer tirar o máximo proveito do seu investimento em anúncios, use o pixel…

Ele vai te ajudar a rastrear as suas conversões, rastrear eventos na sua página e também criar audiências baseadas nas pessoas que visitaram o seu site a partir dos seus anúncios.

Então se você quer saber o quanto um anúncio está trazendo de retorno financeiro, você consegue ver isso nos relatórios do próprio Facebook se você usar o pixel…

Se você quer saber se as pessoas estão clicando em um link especifico ou um botão na sua página, você também consegue saber usando o rastreamento de eventos.

Se você quer criar um anúncio para as pessoas que visitaram o seu site, você só vai conseguir fazer se você criar audiências personalizadas que são obtidas através dos dados do pixel instalado no seu site.

Então não deixe de usar o pixel, porque ele pode fazer toda a diferença nos resultados das suas campanhas.

4. Faça Retargeting

Ou remarketing, como você preferir.. o remarketing é so um termo mais abrangente que vai alem de anúncios pagos, mas não está errado usar remarketing neste caso…

O remarketing é voce fazer um marketing pra pessoas que já sofreram um marketing seu. Então quando você faz anúncios no Facebook ou no Adwords, você consegue criar estas audiências de pessoas que já te conhecem, já clicaram nos seus anúncios e já visitaram o seu site.

Quando voce faz um anuncio direcionado pra estas pessoas novamente, isto se chama re-marketing.

Pensando assim aprece meio obvio né…

Pra fazer remarketing no Facebook Ads você vai precisar criar uma audiência personalizada, e você pode ter esta audiência a partir da sua lista de emails.

Você pode carregar a sua lista de emails no Facebook e fazer um anúncio pra esta lista.

E você também pode ter uma audiência a partir das pessoas que visitaram o seu blog, e essa audiência e capturada pelo pixel, conforme a gente já falou…

Se você trabalha com funil de vendas, você pode fazer remarketing para pessoas que estão paradas em cada etapa do seu funil também, pra fazer elas avançarem para a próxima etapa.

O remarketing aumenta muito os seus resultados com anúncios e te ajuda a recuperar um possível ROI negativo de uma campanha anterior.

5. Foco no titulo, imagem e CTA dos seus anúncios

Os títulos imagens e CTAs são os elementos mais importantes de um anuncio.

A imagem é responsável por atrair a atenção do usuário, o título por manter e o CTA por gerar o clique.

Então use um titulo objetivo… direto ao assunto e que seja interessante.

Já quanto a imagem use uma imagem chamativa mas não rebuscada, dê preferência algo clean mas com bordas ou plano de fundo com uma cor que se destaque do azul do Facebook.

Já o CTA precisa ser objetivo também.

Você consegue colocar o CTA automático do Facebook, e você pode melhorar ainda mais seu anúncio, colocando um CTA no título, se couber.

Se você seguir estas dicas, seus anúncios vão ter uma melhor performance.

6. Teste! teste tudo!

Faça teste da copy dos seus anúncios, teste com copy longas e curtas e veja a qual tem melhores resultados com seu público.

Teste audiências variadas, com diferentes interesses e comportamentos.. eu faco muito teste com pessoas que tem comportamento de compra principalmente quando meu objetivo e conversão em compras e isso me ajuda bastante.

Teste imagens dos anúncios, criando sempre umas 3 ou 4 variações de anúncios mudando somente a imagem.

E teste também os seus resultados em dispositivos móveis.. o tráfego mobile só tende a crescer.. e alguns nichos performam melhor em mobile, mas você só vai saber testando.

Então: teste, teste e teste!

7. Comece com baixo investimento

Tem pessoas que querem já começar bombando e adicionam de cara 50 reais por dia.

O problema não é só o dinheiro que você perde, mas o Facebook pode simplesmente bloquear a sua conta por identificar uma atividade suspeita.

Então se você está começando com anúncio agora, faça suas primeiras campanhas com 5 ou no máximo dez reais por dia por grupo.

Isso é o suficiente pra você testar e obter amostras significativas da sua audiência pra depois otimizar seus anúncios e escalar aumentando seu investimento diário.

Se você curtiu estas dicas compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

Se você usa estas estratégias ou alguma outra estratégia, compartilhe aqui nos comentários pra ajudar a nossa comunidade.

Assista este artigo em vídeo no nosso canal no Youtube, aproveite e se inscreva também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.