engajamento no facebook

10 formas de aumentar o engajamento no Facebook

Para obter um maior engajamento no Facebook, não basta ter a sua Fanpage e fazer publicações sem controle.

Isso não vai trazer fãs realmente interessados no que você tem a dizer, e pior ainda, pode te trazer uma base de fãs totalmente alheios ao que você realmente pretende falar e vender.

O segredo para atrair a atenção dos fãs certos e criar interesse, é saber fazer publicações de forma otimizada e estratégica com objetivo de aumentar o engajamento.

Pense estrategicamente, coloque-se no lugar do seu fã e pense no que ele gostaria de saber e receber para ser incentivado a curtir o seu conteúdo.

Para te ajudar nessa tarefa nem tão fácil assim, eu separei algumas das mais importantes estratégias que você pode usar para aumentar o engajamento no Facebook dos seus fãs, porque nós sabemos que quanto mais engajamento você conseguir criar, maior engajamento você vai ter e assim sucessivamente.

O algoritmo do Facebook privilegia posts que agradam as pessoas, sendo assim, quanto mais seu post agradar, mais curtidas, compartilhamentos e comentários você tiver, mais ele vai mostrar a sua postagem a outros fãs.

Isso fará com que você tenha um alcance muito maior e aumentará exponenciamente o engajamento no Facebook e consequentemente e sua base de fãs por atração orgânica.

Agora vamos às estratégias…

1 – Otimize suas postagens para maior engajamento no Facebook

Posts que possuem imagens tem 120% a mais de engajamento no Facebook que posts sem imagem.

Por isso, sempre use imagens grandes.

Faça um teste, use imagens grandes em um post e depois verifique nos insights do Facebook, você verá uma diferença enorme para aquelas sem imagens ou imagens menores.

Crie um link para seu post no texto, use um encurtador de URL como bitly para manter seu post limpo.

engajamento no facebook

2 – Faça postagens curtas (abaixo de 140 caracteres como no Twitter)

Textos mais curtos geram maior número de cliques e engajamento no Facebook.

Procure criar sentenças de impacto com menos de 140 caracteres, como no twitter.

Lembre-se também que muitos dos seus fãs estão usando o Facebook no celular ou outros dispositivos móveis, e isto fará totalmente a diferença e manterá a atenção, e se interessar, ele vai clicar.

Ao contrário de uma postagem longa, que muitos nem vão parar para ler e você vai perder alguém que poderia se interessar pelo assunto ou produto.

engajamento no facebook maneira 2

3 – Faça perguntas nas suas postagens

Perguntas geralmente intrigam as pessoas e invocam respostas, ou seja, geram engajamento no Facebook!

Use perguntas para obter ações dos seus fãs.

Faça perguntas curtas e intrigantes, porém mantenha seu leitor em mente e sempre pergunte coisas relacionadas ao seu assunto ou artigo do seu blog.

Existem vários tipos de perguntas que você pode usar além das perguntas comuns como por exemplo: preencha o espaço em branco, triviais, pontos de vista pessoal, etc.

engajamento no facebook maneira 3
perguntas

engajamento no Facebook
Preencha o espaço em branco
  • Faça perguntas curtas, fáceis de ler e relacionadas à sua área de atuação;
  • Sempre que puder use a palavra “você”;
  • Questões naturalmente invocam respostas.

4 – Delete o link

Esta parece uma dica básica, mas como é muito importante não pude deixar de fora.

Quando você for compartilhar o link de um artigo do seu blog ou outro site e deseja adicionar o conteúdo, delete o link antes de finalizar a postagem.

Mantenha sua publicação limpa, a não ser que você esteja postando uma imagem com o link para seu blog, mesmo assim, como já disse antes, encurte a URL para manter clean e agradável de ler e capturar a atenção.

engajamento no facebook maneira 4

5 – Compartilhe artigos de “estilo de vida” e “Como fazer”, este tipo de conteúdo gera alto engajamento no Facebook

Falando de uma forma direta, seus fãs não querem falar sobre seu produto ou serviço, eles querem melhorar suas vidas e seu senso de comunidade no Facebook.

O Facebook é um lugar onde as pessoas vão encontrar seus amigos, e você enquanto negócio, precisa postar também dicas que contribuam com suas vidas, isso sim vai gerar um alto engajamento no Facebook.

Além disso, crie artigos no seu blog do tipo “como fazer” ou “estilo de vida”. Isso sempre interessa à maioria das pessoas.

Ao compartilhar, use pronomes tipo “você” e “nós” para criar um senso de comunidade com seus fãs.

O ser humano adora viver em comunidade!

engajamento no facebook maneira 5

6 – Crie uma review da semana

Se todo a sexta você fizer um post compilando seus melhores artigos da semana e compartilhar no Facebook, isto dá a seus fãs uma chance de ver rapidamente seus artigos, e também é uma forma de conseguir mais cliques já que você está oferecendo várias opções de artigos, isso gerará um alto engajamento no Facebook.

Quando criar uma “Review da Semana”, crie uma imagem com as imagens dos artigos em uma só, isto vai dar uma ótima impressão, a postagem e vai incitar os cliques dos seus fãs.

engajamento no facebook review da semana

  • Dica: poste no horário em que a maioria dos seus fãs estão online, descubra isso nos insights do facebook.

7 – Crie vídeos curtos relacionados aos seus artigos

Seja criativo nas suas postagens! Crie vídeos curtos de cerca de 20 a 60 segundos para mostrar a seus leitores a essência do seu artigo, e poste o video no Facebook com o link para seu artigo no seu blog.

Assim seus fãs podem ter um gostinho do que seu artigo representa sem deixar o Facebook, e se seu vídeo for incitante o bastante seus fãs irão interagir, o que vai criar engajamento no Facebook, e então eles vão clicar no link para o seu artigo indo até seu blog.

engajamento no facebook videos curtos

8 – Compartilhe conteúdo de outros sites e blogs

Isto pode parecer estranho, mas diferente disso, compartilhar conteúdo de outras pessoas e blogs é uma estratégia brilhante para aumentar o engajamento no Facebook, enviar mais tráfego para sua Fanpage e para o seu Blog.

O Facebook é compartilhamento puro.

Então compartilhe conteúdos de fontes confiáveis, artigos que possam ser relevantes para seu mercado.

Esta estratégia mostra que você está disponível a compartilhar e você terá reciprocidade dos seus fãs, seus clientes vão apreciar a informação.

Isso pode gerar fidelidade e disponibilidade, além de gerar reciprocidade com o blog do qual você compartilhou tornando-o mais suscetível a compartilhar o seu conteúdo com os fãs deles.

engajamento no facebook comaprtilhe outros

  • Veja como o próprio Facebook compartilha links de outros blogs na imagem acima.

9 – Instale plugins de compartilhamento no seu blog

Facilite a vida dos seus leitores e disponibilize formas de compartilhamento rápida de conteúdo.

Aqueles botões de compartilhamento que podem se localizar abaixo dos artigos, ou em barras flutuantes.

Considere também solicitar o compartilhamento aos seus leitores, acrescentando ao final do artigo algo como “se você gostou deste artigo e acredita que pode ser útil a outras pessoas, compartilhe“.

Lembre-se as pessoas vão compartilhar coisas que tenham sido úteis para elas e possam ser úteis a outros. Por isso, ao criar conteúdo sempre mantenha seus leitores em mente.

engajamento facebook compartilhamento plugins

10 – Use o Facebook Ads

Aumente  exponencialmente a quantidade de pessoas que vêem seus posts.

Promovendo posts dos artigos para seu blog, você vai trazê-las até sua Fanpage, isso vai criar engajamento no Facebook, torná-las fãs e levá-las ao seu blog.

Os gastos não precisam ser expressivos, basta um investimento de 5 reais por dia, e você vai ver sua base de fãs aumentar rapidamente e o tráfego do seu blog também, além de criar um engajamento no Facebook bastante relevante.

Para saber mais, leia este artigo sobre 5 Razões para usar o Facebook na sua estratégia de venda online.

engajamento no Facebook com Ads

Agora que você ja conhece várias formas de criar engajamento nos seus posts, experimente testar um a um e ver quais trazem melhores resultados para a sua página analisando estes resultados através dos insights do Facebook.

Com os melhores em mãos, cabe a você adaptar a sua rotina de postagens aos formatos e ver sua base de fãs aumentar.

Existem centenas de formas de criar engajamento, e aqui tem apenas 10 delas, se você conhece alguma outra forma, compartilhe nos comentários abaixo.

Veja aqui uma versão em vídeo deste post no nosso Canal do Youtube, aproveite e assine!

Publicado originalmente em AcademiaNED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.