O poder do PORQUE e como usá-lo em seu favor. Porque sim, é resposta sim!

Porque sim não é resposta? Errado! Porque sim é resposta sim!

Na verdade a palavra por que é uma palavra mágica que leva as pessoas a atenderem as suas solicitações de pronto.

Mesmo que a razão que você dê seja uma razão vazia.

O uso do por que é algo fascinante.

Se você pedir a uma pessoa que ela faça algo pra você e você der a elas uma razão qualquer, as chances de ela aceitar a sua solicitação são muito maiores!

Ellen Langer, uma psicóloga da Universidade de Harvard, realizou uma pesquisa sobre o que leva uma pessoa a atender uma solicitação de alguém, mesmo que este algyém seja um estranho.

O experimento foi realizado em uma fila de uma das impressoras mais disputadas do campus.

Os alunos que envolvidos no experimento com Ellen, se dirigiam até as filas, e abordavam as pessoas pedindo que os deixassem passar na sua frente. Eles usavam vários tipos de abordagens.

Em 60% das vezes, uma solicitação direta, sem argumentação era atendida.

Mas foi observado que quando o aluno argumentava adicionando um “por que”em seu pedido, as solicitações passavam a ser atendidas em 95% das vezes.

Mesmo que este “por que” fosse uma razão vaga como “porque estou com pressa”, ou “por que eu preciso fazer cópias”.

Sério, todos os que estavam na fila precisavam fazer cópias.

Mas usar esta razão na solicitação de passar à frente era o suficiente para que a solicitação fosse atendida.

Tudo o que era preciso era adicionar a palavra “por que” e as solicitações eram magicamente atendidas.

Isso provou para a psicóloga, que as pessoas estão mais receptivas a qualquer solicitação se você der a elas uma razão.

Como usar o “por que” a seu favor no marketing digital?

Em anúncios

1. Títulos: Você pode usar em seus titulos de anúncio uma razão para as pessaos clicarem, como por exemplo “Baixe este ebook para aprender…”
  2. CTAs: Você também pode usar como call-to-action (chamada para ação) em seus anuncios, por exemplo “Clique para baixar”, “Baixe para aprender”, “Aprenda para vender mais”.

Em seus artigos:

1. Títulos: Use em seus títulos para dar uma razão para seu visitante ler o seu artigo. Exemplo “Aprenda sobre marketing digital para aumentar as suas vendas online”, ou ainda “Aprenda Facebook Ads para criar campanhas de sucesso”.

Perceba que a palavra “para” denota razão.

Neste caso, você pode perceber que a palavra porque funciona como um gatilho mental, eu vou gravar um vídeo um dia desses falando mais sobre isso, por que esta é uma estratégia muito mal entendida…

Mas por hora, explore bem a estratégia do porque nos seus anúncios, artigos e todo material que você for escrever.

Se você gostou deste artigo compartilhe nas suas redes sociais.

Se resta alguma duvida, deixe um comentário!