Se você já pensou em ter seu negócio digital você provavelmente se deparou com uma dúvida que é uma das primeiras a surgir quando damos o primeiro passo em direção ao até então desconhecido mundo dos negócios digitais…
O que eu vou vender?
E se você tem esta dúvida, ou talvez nem tenha dúvidas, mas queira conhecer um pouco mais das possibilidades de produtos digitais que você pode produzir um dia, então leia este artigo!
Se você tem um negócio digital ou pretende ter então estas ideias vão te ajudar a conhecer o leque de possibilidades que universo digital te oferece.
A primeira ideia de produto que você mesmo pode criar pra vender online é o mais básico, simples, e menos custoso de todos…
1. Um livro digital, mais conhecido como ebook
Hoje em dia o e-book já é muito comum e muito bem aceito pelas pessoas que tem hábitos online, pessoas que já adotaram o digital como parte da sua realidade…
Até os livros mais famosos de grandes escritores você encontra hoje pra comprar na Amazon no formato digital.
Estes livros de escritores famosos dividem a “prateleira” com livros de escritores menos famosos e até iniciantes.
E um desses livros pode ser o seu!
Se você sempre quis escrever um livro esta é sua chance!
E isso não vale só pra aquele livro que você já pensou em escrever sobre uma história mirabolante, serve também para livros mais práticos, como guias, livros de receita, manuais, e etc…
Se você entende de vender carros, você pode criar um e-book que ensina a vender carros
Se você entende de comprar carros, você pode criar um e-book que ensina a comprar carros…
As ideias são infinitas… foque no que você já sabe fazer, e cada conhecimento que você tem pode se tornar um e-book de sucesso!
Cada um de nós tem as suas próprias experiencias e isso faz com que nossas historias seja únicas, então aproveite isso pra criar um produto também único!
2. A segunda ideia são os Vídeo cursos
Este também é um formato muito comum de produto digital.
Aqui na Escola nos temos 2 vídeo cursos! E tem vários outros em planejamento…
O fato é que a EAD está em um momento de forte crescimento no Brasil.
Hoje até universidades federais já oferecem cursos de especialização a distância…
Este formato de produto é um excelente gerador de renda passiva.
O que é uma renda passiva?
Renda passiva é uma renda que não necessita de um esforço continuo pra acontecer.
Por exemplo, você cria seu curso um vez só e vende ele quantas vezes puder sem que isso gere mais esforço pra você.
Diferente de ter um emprego por exemplo, onde a hora que você pára de exercer um esforço por aquela renda, você não a terá mais.
Esta é uma renda ativa, que é quando você dá sua mão de obra em troca de dinheiro e no próximo mês se você quiser mais dinheiro você precisa dar mais mão de obra.
Se você não trabalha, você não recebe.
Já o seu curso digital, é claro que você vai precisar trabalhar em estratégias de vendas, mas ele só vai te trazer rendimento sem necessitar de mais esforço.
Você pode criar o produto com bases no nicho que você tem experiência…
Você pode tirar ideias a partir dos seus conhecimentos profissionais, ou dos hobbies que você pratica, ou ainda das suas experiências pessoais.
Então se você superou alguma situação na sua vida como a timidez, ou o medo de falar em público, você pode ensinar isso a outras pessoas, como superar estes medos!
Ou ainda se você joga xadrez como uma exímio profissional, nada impede você de ensinar outras pessoas as suas estratégias de jogo.
Pode apostar que tem uma grande demanda de pessoas pesquisando agora mesmo na internet sobre como superar o medo de falar em público ou sobre como vencer um jogo de xadrez.
Estas são as pessoas que estão procurando por você!
Então apareça meu amigo! apareça!
Ideia de numero 3: Portal de membros!
Esse é um produto que eu ainda vou criar aqui na Escola porque é um excelente gerador de renda recorrente!
Uma renda recorrente é uma renda que entra com frequência, geralmente mensal.
Seus assinantes vão te pagar todos os meses para ter acesso ao conteúdo do seu portal.
Você pode criar um portal onde você coloca, por exemplo, um curso novo por mês, um curso ai de 10 aulas que ensina algo importante pra sua audiência.
Então todo o mês seus assinantes vão receber acesso a um novo curso por só, sei la, 39 reais por mês!
E quem não for assinante terá que pagar 97 reais, por exemplo, pra comprar o acesso individual do curso.
Então é muito mais vantagem para a sua audiência, pagar 39 reais todo o mês, e garantir seu acesso a todos os seus cursos, do que pagar 97 pra acessar cada curso sem a assinatura.
O ideal é que estes cursos tenham cerca de 10 aulas cada, senão você não consegue dar conta de criar um novo curso todo mês, nem a sua audiência vai dar conta de assistir.
Assim como o seu tempo é precioso, o tempo da sua audiência também é.
Este produto dá mais trabalho que o e-book e o curso único, mas a vantagem é que ele vai gerar essa renda recorrente, que vai entrar todo o mês pra você.
Então se você tiver ai uma média de 100 assinantes ativos todos os meses a 39 reais por mês, você terá uma renda recorrente de 3900 reais… ou ainda, com 1000 assinantes por mês você já pode se aposentar ganhando 40 mil de renda todos os meses!
Então fica a dica: É cansativo produzir curso todo o mês, com certeza, mas o tamanho do seu esforço é proporcional aos seus resultados em tudo o que você faz na vida, e com um negócio digital não é diferente!
Ganhar dinheiro online não é impossível, mas também não é fácil!
Você precisa colocar a mão na massa!
4. A quarta ideia de produto digital é um Webinar
Um webinar é uma palestra ou workshop que você faz online.
Ele pode ser ao vivo, ou pode ser gravado, mas ter horários determinados para transmissão.
O objetivo de todo o produto é resolver um problema da sua audiência, então com o seu webinar não deve ser diferente.
Crie uma transmissão que entregue uma ideia que pode mudar a forma de pensar do seu telespectador.
Ou se você quer ensinar algo na prática, entao crie um workshop, que tem uma pegada mais de treinamento aprofundado em algo específico.
Então se a sua audiência tem muitas dificuldades com alguma ferramenta que ela usa ou precisa usar no dia a dia, esta é uma oportunidade de você criar um workshop ensinando sobre esta ferramenta.
Este formato de produto já tem uma precificação mais baixa, mas por isso mesmo ele tende a ter altas taxas de conversão, porque o seu preço não é uma objeçao.
5. A quinta ideia de produto é um evento online!
Eu já vi muitos negócios digitais surgirem através de um evento online.
Este evento é um evento de palestras de variados profissionais em determinada área que tem o potencial de atrair milhares de espectadores.
Você já deve ter visto ou ouvido falar dos congressos online, então, é disso que eu estou falando.
Os congressos online tem um potencial de faturamento gigantesco.
Mas como sempre, o potencial de faturamento é diretamente proporcional ao potencial de trabalho que você vai ter pra realizar um congresso online.
Eu fiz um congresso online no ano de 2014…
Somente a preparação do congresso levou de 4 a cinco meses! e eu trabalhei literalmente dia e noite pra isso.
O congresso teve uma audiência de 25 mil pessoas e o faturamento ficou bem aquém do esperado.
Como era minha primeira vez com este tipo de produto, eu cometi muitos erros naturalmente.
Então se você se interessou por este tipo de produto, deixa eu te dar um conselho:
Não tente fazer isso sozinho, sem a presença de um adulto =P
Sério, faça um planejamento bem completo e tenha pelo menos 2 pessoas pra te ajudar a dar conta de todo o trabalho, senão não vai valer a pena.
Escuta o conselho da tia Siméia, por experiência própria!
O evento online tem transmissão em tempo real no seu lançamento, tempo real não é ao vivo… é apenas uma transmissão com hora marcada.
Mas depois do final dessa transmissão em tempo real, as palestras do evento são disponibilizadas para acesso através de um portal e esse acesso é vendido, se transformando em um produto digital no final das contas.
Então ele também é um produto gerador de renda passiva, porque você vai criar ele apenas uma vez, e vender depois quantas vezes for possível.
6. A ideia numero 6 é o Mentoring
Essa ideia é para o caso de você já possuir uma grande experiência em certo nicho.
Um mentor precisa ter experiência para orientar profissionais mais jovens no desenvolvimento das suas carreiras.
Ele tem a responsabilidade de ajudar o mentorado a superar dificuldades e barreiras que possam estar atrapalhando seu sucesso profissional.
Então nesse caso você precisa ser alguém experiente, precisa ter algo a oferecer.
7. E a última ideia, é o Coaching
Diferente do mentoring, o coaching consiste em uma orientação voltada ao desenvolvimento de habilidades e competências do cliente para o alcance dos resultados planejados.
Então o Coach é o responsável por conduzir o cliente até a algum lugar, até um objetivo determinado pelo cliente.
Enquanto o mentoring é um processo contínuo, o coaching é conduzido por sessões que podem ser semanais, quinzenais ou mensais, e a cada sessão o Coach apresenta tarefas definidas em conjunto com o cliente com o objetivo de alcançar as metas definidas dentro de um certo prazo combinado.
Como produto digital, o coaching e o mentoring podem ser realizados online, através dos meios comuns de comunicação, como Skype e até WhatsApp, porque não?
Mas a grande diferença entre estas duas últimas ideias, mentoring e coaching com as outras 5 ideias que nos falamos antes, é que estes produtos na verdade não são produtos, eles são serviços!
E serviços que demandam do seu tempo, e você tem limite de tempo, logo, você terá limites de faturamento.
Além disso, vender serviços são rendas ativas e não passivas.
Eu sempre recomendo para os meus alunos que tenham o seu foco em geração de renda passiva, produtos que não demandam do seu tempo mais de uma vez, como os primeiros cinco produtos que eu citei, onde você tem o trabalho de criar uma vez, ou até uma vez por mês, mas que você não tem limites de vendas, isso faz com que o seu faturamento também seja ilimitado, o que é ideal pra qualquer negócio digital.
Se você gostou deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais.
Assista este artigo em vídeo no nosso canal e também se inscreva lá.
Obrigado pelas excelentes dicas, Siméia!
Super completo, e deu-me imensas ideias para futuros produtos digitais.
Uma pergunta: como você obtém ideias para produtos digitais? Parte de si mesma? Testa várias coisas até achar um bom?
Obrigado e abraço!
Oi Tiago, tudo bem?
As ideias aparecem de mim mesma, no entanto elas vêm de informações que eu busco. Como eu procuro esta sempre atualizada do mercado, eu adquiro bastante conhecimento e isto traz ideias =)